Governo do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos
A proposta é identificar imóveis públicos ociosos na região central da cidade e destiná-los a novos usos.O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead), avança na política de valorização do Centro de Teresina com uma gestão estratégica do patrimônio imobiliário estadual. A proposta é identificar imóveis públicos ociosos na região central da cidade e destiná-los a novos usos, com foco em serviços públicos, inovação, educação e cidadania.

Atualmente, o Estado possui cerca de 75 imóveis localizados no Centro de Teresina. Esse conjunto está sendo mapeado e avaliado para cessão ou reocupação, com o objetivo de estimular a presença de pessoas e atividades no Centro da cidade. A intenção não é, necessariamente, promover obras físicas imediatas, mas, sim, garantir o uso adequado desses espaços, reconhecendo suas funções possíveis para a cidade, uma nova dinâmica urbana.
Um exemplo desse movimento é o Espaço da Cidadania Digital, que será inaugurado, nesta quarta-feira (30), e está instalado em um prédio que estava em desuso, na rua Clodoaldo Freitas. O espaço vai abrigar o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco e o Piauí Gov Tech, promovendo a integração entre governo, universidades e startups com foco em inovação e modernização da gestão pública. A proposta é oferecer serviços mais ágeis e tecnológicos à população, ocupando de forma inteligente o coração da cidade.

Outro imóvel em requalificação é o antigo prédio do Fórum Central I, na rua Álvaro Mendes, que está passando por reformas para sediar a nova vice-governadoria do Estado. Já o prédio que abrigava a antiga sede da Emater, na rua Coelho Rodrigues, foi cedido ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), reforçando o uso educacional e social do espaço urbano.
Para o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a estratégia é fortalecer a presença do Estado no Centro com ações que promovam um ambiente vivo e acessível. “Estamos reativando o Centro de Teresina com inteligência e propósito. Cada imóvel que volta a ter uma função social é um passo importante na reocupação qualificada do espaço urbano. Com essa abordagem, reafirmamos nosso compromisso com uma gestão moderna e eficiente do patrimônio público, que ultrapassa a dimensão burocrática e se transforma em ferramenta de transformação urbana e social. O Centro de Teresina, ao invés de esvaziar-se, volta a ganhar vida”, afirma.
De acordo com a diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário da Sead, Bárbara Dantas, o Governo do Estado atua também em parceria com a União reativando imóveis públicos federais que estavam ociosos, como o antigo prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida Miguel Rosa, que abrigará a nova sede da Secretaria do Planejamento (Seplan). Outro exemplo é o imóvel da Justiça do Trabalho, localizado na rua 24 de Janeiro, que será destinado à instalação de diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Inteligência Artificial (SAI), e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU).
“A proposta da Sead não se resume à realização imediata de obras físicas. O foco está na destinação adequada dos imóveis, a partir de um mapeamento criterioso que identifica as vocações e os potenciais de cada edifício. Buscamos estimular a reocupação do Centro de Teresina e promover uma dinâmica mais ativa para a região, aproximando os serviços públicos das pessoas e fortalecendo o uso responsável do patrimônio público”, finalizou Bárbara Dantas.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina