Governo do Piauí inaugura hoje (19) Centro de Reabilitação de Parnaíba

O novo CER deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação

O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba será inaugurado, nesta segunda-feira (19), durante solenidade alusiva ao Dia do Piauí. O evento contará com a presença do governador Wellington Dias, gestores, autoridades, representantes de entidades e de órgãos públicos.

Foto: DivulgaçãoCentro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba
Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba

A inauguração será transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do Governo do Piauí. Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da COVID-19.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o novo centro vai melhorar a vida de milhares de pessoas com deficiência da região.

“Nesse primeiro momento, o CER vai atender aqueles que ficaram com alguma sequela em virtude da COVID-19, quando muitos apresentam problemas pulmonares e dificuldades respiratórias. Continuamos trabalhando para entregar em breve o total funcionamento do centro em quatro modalidades”, declara o gestor.

O CER IV tem como objetivo ajudar a descentralizar os serviços de saúde no Piauí, o CER IV de Parnaíba será o primeiro centro da Planície Litorânea a oferecer os serviços de reabilitação em quatro modalidades: deficiências física, visual, intelectual e auditiva.

O novo CER deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação. Os recursos para a construção do CER IV são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além de contrapartida do Governo do Estado.

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da COVID-19 faz parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência do Piauí e visa oferecer atendimento aos usuários pós-internações originadas pela doença que gerem déficits de funcionalidade.

O serviço deve prestar assistência enfatizando, entre outras ações, a reabilitação clínica funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários