Governo do Piauí empenha mais de R$ 1,4 milhão para entidade filantrópica suspeita de não prestar serviços em Floriano

A transferência foi formalizada sob a modalidade de licitação inexigível, o que significa que não houve processo competitivo para a escolha da associação.

Um empenho no valor de R$ 1.443.129,69 foi emitido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde (Sesapi), em favor da Associação Filantrópica Nova Esperança. O recurso, registrado no dia 4 de julho deste ano, tem como objetivo financiar a execução de atividades e serviços de saúde na cidade de Floriano, no sul do estado.

Foto: Reprodução / GP1Secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares
Secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares

Segundo os dados oficiais, o valor já foi totalmente empenhado, mas até o momento não houve liquidação nem pagamento. Apesar disso, chama atenção o fato de haver suspeitas de que a entidade não tenha efetivamente prestado nenhum serviço no município.

A transferência foi formalizada sob a modalidade de licitação inexigível, o que significa que não houve processo competitivo para a escolha da associação. O contrato de gestão prevê o repasse para a manutenção e operação de uma unidade de saúde em Floriano, no âmbito do programa "Piauí Saudável".

A justificativa apresentada no documento oficial aponta que o repasse se refere ao mês de julho de 2025 e cita diversos despachos e ofícios internos (Ofício AFNE nº 190/2025, Memorando nº 471/2025/SESAPI-PI/GAB/SUGMAC/DOUGES, entre outros).

Mesmo sem a execução comprovada, o valor já está reservado no orçamento estadual. O empenho de grandes somas a entidades privadas sem fins lucrativos, especialmente via inexigibilidade, pode facilitar fraudes ou desvios caso não haja fiscalização rigorosa e prestação de contas detalhada.

Fonte: JTNEWS

Comentários