Governo do Piauí decreta situação de emergência em decorrência do coronavírus

Ficam suspensas, pelo prazo de 15 dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades do Governo do Estado, entre as medidas de quarentena, isolamento e exames médicos

O governador do Piauí, Wellington Dias, decretou na última sexta-feira (13) situação de emergência em saúde pública de importância internacional, em decorrência do novo coronavírus.

Foto: CCOM/GOV/PIWellington Dias
Wellington Dias

Assim ficam estabelecidas as seguintes medidas a serem tomadas com base em evidências científicas: isolamento, quarentena e realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e tratamentos médicos específicos. O descumprimento dessas medidas acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei.

O decreto determina que ficam suspensas, pelo prazo de 15 dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades do Governo do Estado que locais fechados com algomeração acima de 100 pessoas e em locais públicos com aglomeração acima de 500 pessoas.

Os servidores públicos ou militares que regressarem de regiões de risco e apresentarem os sintomas dentro de 14 dias após o retorno, deverão procurar um serviço de saúde. É obrigatório compartilhar com órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal dados que identifiquem pessoas infectadas ou com suspeitas de infecção, com a finalidade de evitar a propagação do vírus.

O Governo também estabelece um Comitê de Gestão de Crise composto por representantes de 12 órgãos, incluindo as secretarias de Saúde, Governo, Planejamento, Fazenda e Segurança. O Governo do Piauí também publicou um guia de prevenção que explica o que é o vírus, quais são os sintomas e como se prevenir. Confira.

Fonte: JTNews com informações do Governo do Piauí

Comentários