Governo Bolsonaro ainda não perdeu esperança em reeleição de Trump

A eventual derrota do republicano, no entanto, é vista por ministros brasileiros como preocupante

O governo do presidente Jair Bolsonaro não perdeu a esperança em uma reeleição do presidente Donald Trump nos EUA. A eventual derrota do republicano, no entanto, é vista por ministros como preocupante: entre outras coisas, ela levaria o Brasil a um isolamento em organismos multilaterais.

Foto: Jim Watson/AFPO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, nos EUA

Na análise de um ministro próximo de Bolsonaro, o Brasil, com os EUA, acaba se alinhando hoje com o equivalente “a 30% do mundo”. Com a derrota de Trump, ficaria sem companhia relevante.

Um outro integrante da equipe ministerial prevê que a derrota de Trump levará inexoravelmente à saída do ministro Ricardo Salles da pasta do Meio Ambiente —mas desde que a imprensa não pressione o presidente para a demissão.

A aposta é que Ernesto Araújo também seja retirado do Itamaraty — ou que pelo menos trabalhe em silêncio, moderando o discurso de direita.

A vitória do democrata Joe Biden, nessas análises, levaria Bolsonaro a um redirecionamento em certas áreas — mas não ao distanciamento dos EUA, que levariam em conta que o Brasil é uma das maiores economias do mundo.

A expectativa da equipe de Bolsonaro recai sobre os estados de Pensilvânia, Ohio e Flórida, considerados pêndulos e onde a situação entre os dois candidatos é de empate técnico.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S. Paulo

Comentários