Governadores do Nordeste pedem suspensão de voos internacionais

A medida visa evitar que a nova cepa do Coronavírus encontrada em quatro países, muito mais contagiosa, chegue ao Brasil

O governador do Piauí, Wellington Dias, representando o Consórcio Nordeste, enviou ofício nessa terça-feira (22/12) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pleiteando que o mesmo acione o Governo Federal para suspender os voos com destino ou origem no Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália. A medida visa evitar que a nova cepa do Coronavírus encontrada nos quatro países, muito mais contagiosa, chegue ao Brasil.

Foto: Governo do PiauíGovernador Wellington Dias
Governador do Piauí, Wellington Dias

O grupo sugere ainda que os passageiros vindos de outros voos com origem nos demais países europeus fiquem em quarentena ao chegar ao Brasil e, durante o período, sejam submetidos a exames PT-PCR, que detecta o vírus.

O pedido vem após uma nova mutação do novo Coronavírus (COVID-19) ser identificado no Reino Unido. "É com profunda preocupação que os governadores do Nordeste do Brasil recebemos a notícia de mutação do vírus causador da COVI-19 e da possibilidade que suas variantes sejam mais contagiosas e mais letais", diz o consórcio, em carta assinada pelo governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do grupo.

O surgimento da nova variante mutada de Sars-CoV-2, que segundo os cientistas é até 70% mais transmissível do que cepas anteriores detectadas no Reino Unido, levou alguns países a fecharem suas fronteiras com o Reino Unido e colocou grandes áreas do território britânico sob restrições severas durante o período natalino.

Fonte: JTNEWS

Comentários