Governadores do Nordeste cobram unificação do Governo Federal no combate ao coronavírus
Os governadores do Nordeste se reuniram, via videoconferência para tratar das estratégias de saúde pública adotadasO governadores dos estados do Nordeste se reuniram, nessa sexta-feira (27), via videoconferência, para deliberar sobre as estratégias de saúde pública adotadas até o momento, perante a pandemia de Covid-19 que chegou ao país.

Na oportunidade, os chefes de Estado da região assinaram uma carta, reivindicada pelo Consórcio do Nordeste que, entre outros pontos, manifesta o compromisso em pautar as decisões que legislam sobre as medidas sanitárias devidas para combater o avanço do Coronavírus nos pareceres técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Com bom senso e equilíbrio, vamos continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o Coronavírus. Reiteramos que parâmetros científicos indicam as ações preventivas e protetivas, de intensidade gradual e estágios progressivos ou regressivos, adequando-as sempre à realidade de cada região de nossos Estados”, destaca um dos pontos do documento.
O encontro também marcou a criação de uma câmara técnica que norteará as decisões unificadas das unidades da federação que compõem a região. “O Nordeste permanece unido na luta contra o Coronavírus. Nós acertamos que vamos manter os procedimentos sempre pela orientação técnica. É claro, sempre com a sensibilidade de analisar a situação do Brasil, do Nordeste e de cada um dos estados”, lembra Wellington Dias, governador do Piauí.
Na carta, os governadores manifestam sua profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria as orientações da OMS, e exigem respeito, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumidas pelo Governo Federal.
“Acertamos que vamos encaminhar um questionamento para que o Governo se defina qual o real posicionamento pretende assumir, como um coordenador nacional. É preciso uma unificação entre as instâncias de governo, setor público e setor privado, em uma mesma direção. É uma necessidade do Brasil, para que a gente não corra mais riscos em uma situação complexa como essa”, defende Wellington.
O documento é assinado por todos os nove governadores da região que compõem o Consórcio do Nordeste.
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Vereador ameaça despejar caminhão de lixo na porta da SDU Sul em protesto contra abandono da limpeza pública
-
Segurança Pública PM é acionada e apreende explosivo na empresa Bunge no Piauí
-
Segurança Pública PF deflagra operação contra abuso sexual de crianças e cumpre seis mandados no Piauí
-
Segurança Pública Piauí tem a menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste, aponta Atlas da Violência 2025
-
Geral Greve no transporte de Teresina continua e entra no terceiro dia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 30 mil com compra de materiais para motobombas sem licitação
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
-
Justiça Justiça condena Banco Bradesco por descontos indevidos de título de capitalização em aposentadoria de idosa no Maranhão
-
Geral Confeiteiro do ‘Bolo da Misericórdia’ pede R$ 33 mil para recomeçar o negócio e é alvo de críticas
-
Segurança Pública Polícia Civil prende falsos veterinários durante operação em Teresina