Governadores do Nordeste cobram unificação do Governo Federal no combate ao coronavírus
Os governadores do Nordeste se reuniram, via videoconferência para tratar das estratégias de saúde pública adotadasO governadores dos estados do Nordeste se reuniram, nessa sexta-feira (27), via videoconferência, para deliberar sobre as estratégias de saúde pública adotadas até o momento, perante a pandemia de Covid-19 que chegou ao país.
Na oportunidade, os chefes de Estado da região assinaram uma carta, reivindicada pelo Consórcio do Nordeste que, entre outros pontos, manifesta o compromisso em pautar as decisões que legislam sobre as medidas sanitárias devidas para combater o avanço do Coronavírus nos pareceres técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Com bom senso e equilíbrio, vamos continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o Coronavírus. Reiteramos que parâmetros científicos indicam as ações preventivas e protetivas, de intensidade gradual e estágios progressivos ou regressivos, adequando-as sempre à realidade de cada região de nossos Estados”, destaca um dos pontos do documento.
O encontro também marcou a criação de uma câmara técnica que norteará as decisões unificadas das unidades da federação que compõem a região. “O Nordeste permanece unido na luta contra o Coronavírus. Nós acertamos que vamos manter os procedimentos sempre pela orientação técnica. É claro, sempre com a sensibilidade de analisar a situação do Brasil, do Nordeste e de cada um dos estados”, lembra Wellington Dias, governador do Piauí.
Na carta, os governadores manifestam sua profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria as orientações da OMS, e exigem respeito, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumidas pelo Governo Federal.
“Acertamos que vamos encaminhar um questionamento para que o Governo se defina qual o real posicionamento pretende assumir, como um coordenador nacional. É preciso uma unificação entre as instâncias de governo, setor público e setor privado, em uma mesma direção. É uma necessidade do Brasil, para que a gente não corra mais riscos em uma situação complexa como essa”, defende Wellington.
O documento é assinado por todos os nove governadores da região que compõem o Consórcio do Nordeste.
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
EUA não deve ser punido por Fifa e COI após ataque à Venezuela
-
Segurança Pública
Acusado de matar pintor a tiros dentro de residência é preso em Timon
-
Segurança Pública
Polícia apreende cartilha com “código de conduta” da facção Bonde dos 40 em Teresina
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017