Governadora Regina Sousa debate a produção orgânica do semiárido piauiense
O Piauí é um dos maiores produtores de mel orgânico do Brasil, sendo um dos grandes exportadores para a América do NorteNessa quarta-feira (18/05), a governadora Regina Sousa esteve reunida com a secretária de Agricultura familiar, Patrícia Vasconcelos e o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Darcet Costa, que faz parte do Setor de Apicultura do Departamento de Zootecnia da UFPI. Na pauta, foi discutida a produção orgânica da apicultura no Piauí.

O Piauí é um dos maiores produtores de mel orgânico do Brasil, sendo um dos grandes exportadores para a América do Norte. No estado, o semiárido é uma das áreas mais importantes na produção de mel orgânico. Durante a reunião, foi discutida a preservação das áreas nativas, acomodando os produtores da região.
De acordo com o professor Darcet Costa, foi proposto para a governadora Regina Sousa a criação de um grupo de estudo que faça o levantamentos dos produtores que ali trabalham para oferecer condições favoráveis para a produção de mel orgânico.
“O encaminhamento que foi tirado da reunião com a governadora é de um grupo de trabalho para que se faça o levantamento dessas áreas e se faça o estudo buscando alternativas de convivência da produção convencional com a orgânica de forma a acomodar os pequenos produtores orgânicos”, conta.
A secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, explica que um dos encaminhamentos da reunião é o zoneamento das áreas de produção orgânica, diagnosticando arestas soltas desde a produção até a exportação. “Nós estivemos reunidos com a comissão de produção de orgânicos do estado do Piauí, temos mais de 100 associações e entidades cadastradas como produtores orgânicos e a ideia é que o estado possa trabalhar um diagnósticos para realizar um zoneamento dessas áreas de produção orgânica e alguns desafios que são postos em relação até a exportação”, explica.
Patrícia reforça ainda que a comissão é formada por entes governamentais e entidades civis para debater e estudar a questão da produção orgânica. “A comissão é formada de 13 organizações governamentais e mais 13 organizações não governamentais, então aqui é a sociedade civil e o poder governamental junto na questão ambiental e na questão de produtos de certificação orgânica do estado do Piauí”, finaliza.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes