Governador do Piauí prorroga decreto de isolamento social até 7 de junho

A expectativa é que após a primeira semana de junho haja uma queda no números de casos, gerando uma menor demanda de leitos

O governador do Piauí, Wellington Dias, apresentou, na noite desta quarta-feira (20), por meio de live as novas medidas que serão tomadas pelo Governo Estadual no enfrentamento ao Coronavírus. Dentre as medidas está o prorrogamento do decreto que estabelece o isolamento social no estado até o próximo dia 7 de junho.

Foto: Kai Pfaffenbach/ReutersUTI
UTI

De acordo com o chefe do executivo piauiense, a decisão foi tomada como base nas orientações do Comitê de Operações Emergenciais do COVID-19 (COE), onde foram levados em consideração os índices de isolamento que, em média, giram em torno de 50% no Piauí, além da taxa ainda alta de transmissão do vírus e a demanda por leitos de UTI, que já se aproxima do esgotamento. A expectativa é que após a primeira semana de junho haja uma queda no números de casos, gerando uma menor demanda de leitos.

“O COE também aponta duas situações novas, uma delas é trabalhar a integração com a rede de atenção básica, com consulta e análises clínicas nos municípios e ainda ter um olhar especial para proteger as pessoas com mais de 60 anos e que tenham algum tipo de comorbidade”, disse o governador.

Wellington Dias destacou ainda que, no dia 02 de junho, haverá uma reunião com diversos órgãos, incluindo o Ministério Público e a OAB para estabelecer as estratégias para a retomada das atividades econômicas. “Queremos voltar de forma segura e responsável com menos óbitos. Sabemos que tivemos prejuízo na área econômica, mas todos os esforços estão sendo feitos para que possamos dar passos largos no crescimento da economia”.

Na oportunidade o governador ressaltou a importância da união entre todos os setores, Estado, Municípios, União e a iniciativa privada e afirmou que já recebeu estudos por parte do SEBRAE, Sindicato da Construção Civil e também das Indústrias com planos para a retomada.

O gestor também falou sobre a expectativa da reunião amanhã (21), entre os 27 governadores do Brasil e o presidente da República, Jair Bolsonaro. “Queremos focar na decisão para garantir as condições de evitar mais óbitos e ter um plano para a retomada da economia com liberação de créditos para empresa e trabalhadores. Desejamos ainda a garantia de recursos para compensação, assim como a continuidade dos planos de combate ao coronavírus”, explicou.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários