Governador do Piauí defende reforma tributária e unificação de impostos sobre consumo
Na oportunidade, Rafael Fonteles disse estar confiante para a votação da reforma já na sexta-feira (7)O governador do Piauí, Rafael Fonteles, falou, nessa quarta-feira (05/7), em entrevista à GloboNews, sobre a tramitação na Câmara da proposta de reforma tributária e destacou a importância dela para destravar o desenvolvimento econômico e diminuir as desigualdades regionais no Brasil. Anteriormente, nessa terça-feira (04/7), o gestor discutiu o modelo da reforma com integrantes do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), quando visitou a nova sede da instituição, em Brasília.

Durante a entrevista, o governador do Piauí disse acreditar na votação da reforma ainda nesta semana, na Câmara dos Deputados. Segundo o gestor, por ser um tema bastante complexo, é natural que existam discussões e ajustes. “Todos os estados estão buscando o melhor para si, então, é normal que hajam essas discordâncias, concordâncias e ajustes. Mas creio que temos convergência na maioria dos pontos, por isso estamos confiantes de que a votação será, já, na sexta-feira (7)”, disse Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo piauiense enfatizou, ainda, a importância da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos sobre consumo, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviço (ISS), dois dos principais impostos do Brasil. “A grande maioria dos governadores, agentes políticos e setores econômicos estão concluindo que o IVA é o melhor modelo. Temos que dar esse passo de modernidade, simplificação e justiça tributária, o que colocaria o nosso país alinhado com os mais desenvolvidos do mundo”, destacou o gestor.
Outro ponto central das discussões a respeito da reforma tributária é a construção do Fundo de Desenvolvimento Regional, com recursos da União, para compensar os estados e municípios pelo fim de benefícios fiscais concedidos. Atualmente, o governo federal propõe R$ 40 bilhões aos estados, enquanto esses pedem R$ 75 bilhões.
“Estamos negociando, diretamente com o ministro Fernando Haddad, para chegar a um meio-termo. É um valor que traria maior segurança para que a política industrial de desenvolvimento regional aconteça. Queremos um fundo que garanta infraestrutura e fomento à economia, de forma que todas as regiões, especialmente as mais pobres, possam se industrializar e diminuir as desigualdades perante as outras”, disse o titular da Fazenda.
Grande personagem nas discussões acerca da reforma tributária desde que era secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022) e presidente do Comsefaz (2019-2022), o governador Rafael Fonteles encerrou a entrevista reforçando a relevância da aprovação e execução da reforma.
“Com a aprovação desse modelo, que já é utilizado em quase todos os países do mundo, o Brasil só tem a ganhar. Nossas empresas terão mais competitividade no âmbito mundial, os brasileiros terão mais poder de compra e o governo terá mais recursos para investimentos em benefício da população. Todos ganham com a reforma”, finalizou o governador do Piauí.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Cultura Democracia Paritária Político-Eleitoral: Retrocessos, desafios e possibilidades de ação no Brasil
-
Geral Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina deflagram greve devido a atraso salarial
-
Segurança Pública Policiais baleados em Caxias são transferidos para Teresina
-
Justiça Juizado Especial Cível de Teresina anula contrato de cartão consignado abusivo e condena banco a indenizar consumidor
-
Segurança Pública Polícia faz buscas para localizar criminoso que matou delegado durante operação em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil