Fundo Russo pede prazo para avaliar envio da vacina Sputnik após declaração de Queiroga
A previsão, articulada por meio do Consórcio Nordeste, era ter o lote com 1,6 milhão de doses da vacina russa em solo brasileiro dia 28 de julhoO presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, foi comunicado, nessa quarta-feira (21), em reunião virtual, que o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), responsável pelo fornecimento da vacina Sputnik V, solicitou prazo de 48 horas para avaliar o posicionamento do governo brasileiro, em relação ao uso do imunizante no Brasil. A previsão, articulada por meio do Consórcio Nordeste, era ter o lote com 1,6 milhão de doses da vacina russa em solo brasileiro dia 28 de julho. O cronograma de entrega pode ser comprometido.

“O esforço dos governadores do Brasil para que a gente tenha esta vacina tem sido uma corrida de obstáculos. Vencemos um e aparece outro. Ora é a Anvisa, ora uma posição do Ministério da Saúde, como aconteceu agora. Por isso oficializamos pedindo um posicionamento”, declarou Dias.
O Consórcio Nordeste enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS), questionando a declaração do ministro Marcelo Queiroga, de que a Sputnik não seria mais necessária ao povo brasileiro, possuindo o país quantitativo suficiente de vacinas adquiridas. “O Consórcio Nordeste mantém a posição de inclusão deste imunizante no Plano Nacional de Imunização, por entender ser este extremamente necessário para a ampliação da vacinação em nosso país. Os governadores se colocam abertos ao diálogo, mas solicitamos um posicionamento formal e expresso deste ministro da Saúde quanto à decisão de retirada da vacina Sputnik V do PNI” diz trecho do documento.

A aquisição da vacina russa contra a Covid-19 foi negociada pelo Consórcio Nordeste com o objetivo de ampliar a imunização da população brasileira. O quantitativo seria somado ao adquirido diretamente pelo MS, e distribuído aos estados brasileiros segundo os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Nós pedimos ao Fundo Russo que ficasse mantido o cronograma de entrega. Que a gente possa, rapidamente, estar trabalhando por mais vacinas e, ao mesmo tempo, salvar mais vidas no Brasil”, finalizou Dias.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)
-
Política Empresa de energia solar é contratada por R$ 1,3 milhão para dedetização em Barras (PI)