Freira de 117 anos, segunda pessoa mais velha do mundo, supera a COVID-19
A feira francesa Lucile Randon, conhecida como irmã Andrée é a pessoa mais velha da Europa e a segunda mais idosa do mundo, atrás somente da japonesa Kane Tanaka, de 118 anosÀs vésperas de completar 117 anos, a francesa Lucile Randon, conhecida como irmã Andrée, conseguiu se curar da COVID-19. Ela testou positivo para o Novo Coronavírus em 16 de janeiro na casa de repouso onde vive, em Sainte Catherine Labouré, em Toulon, e estava em isolamento até essa segunda-feira (8/02).

“Eu nem sabia que tinha”, teria dito surpresa a freira, segundo o jornal francês Lavoix Du Nord. Irmã Andrée conseguiu vencer a COVID-19 na semana do aniversário de 117 anos, celebrado em 11 de fevereiro.
Ela é a pessoa mais velha da Europa e a segunda mais idosa do mundo, atrás somente da japonesa Kane Tanaka, de 118 anos.
Segundo a equipe médica, Irmã Andrée não apresentou sintomas graves, como a maioria dos infectados pela doença na casa de repouso que mora. Viviam 88 idosos no lugar, sendo que 81 contraíram a doença. Dez morreram.
Para proteger os demais idosos da casa de repouso, a equipe isolou a freira durante boa parte de janeiro.
“Ter o europeu mais velho conosco é um motivo de orgulho e também uma imensa responsabilidade”, frisou David Tavella, responsável comunicação da casa de saúde.
Tavella, que se diz “muito apegado” à Irmã Andrée, revelou que, apesar da idade, a freira não demonstrava temer os efeitos do Novo Coronavírus. “Ela não tinha medo da doença. Estava muito preocupada com os outros moradores”, recorda.
A superação da COVID-19 é mais uma vitória na vida de Irmã Andrée. Cega e parcialmente surda, a freira conseguiu sobreviver às duas Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1944) após perder os dois irmãos no front de batalha.
Ela é reconhecida pela caridade. Após se converter ao catolicismo aos 27 anos, cuidou de idosos e órfãos abandonados pós-Segunda Guerra Mundial, durante 28 anos, no Hospital Vichy.
COVID-19 controlada em casa de repouso
Após o surto do novo coronavírus que atingiu a casa de repouso onde a freira mora, Tavella garante que as equipes conseguiram controlar a propagação.
Com isso, foram autorizados a retornar pelas autoridades sanitárias francesas as celebrações na capela, refeições em grupos e passeios no pátio do espaço.
“Não entendíamos como, apesar dos gestos de barreira, da setorização, do confinamento dos moradores, o vírus conseguiu se espalhar tão rapidamente”, se surpreende Tavella.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Forças de Segurança Pública em estado de alerta e permanente mobilização em razão de violação aos seus direitos
-
Saúde Brasil pode virar "celeiro" de variantes da COVID-19, alertam cientistas
-
Geral Provas do concurso da Câmara Municipal de Teresina são adiadas novamente
-
Esportes Ex-técnico do Altos, Ruy Scarpino morre aos 59 anos, vítima de COVID-19
-
Segurança Pública Homem morre esmagado por caçamba de retroescavadeira, em Cocal (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí Médico piauiense Gilberto Medeiros Viana, de 34 anos, morre em razão das complicações da COVID-19
-
Política Dr. Pessoa afirma que a prefeitura "não deve nenhum centavo aos trabalhadores da saúde"
-
Cultura Policial Penal do Ceará lança livro de ficção sobre o Sistema Prisional
-
Saúde Confira os bairros de Teresina (PI) com maior número de casos de COVID-19