FMS vacina hoje (24/05) idosos e professores contra a gripe

O atendimento nos drives prossegue até dia 27 de maio nos 8 pontos de drive-thru espalhados por Teresina (PI)

Nesta segunda-feira (24/05), continua a vacinação contra a influenza (também conhecida como gripe) para idosos e professores da rede pública e privada, de Teresina, em 8 pontos de drive-thru. O atendimento nos drives prossegue até dia 27.

Foto: Divulgação / FMSCampanha de vacinação contra a gripe
Campanha de vacinação contra a gripe seguirá até o dia 27 desse mês

A coordenadora da vacina contra a influenza, Adriana Sávia, explica que as pessoas desse público devem comparecer aos pontos de aplicação da vacina. “As coberturas, por grupo prioritário, continuam baixas, precisamos que as pessoas procurem os pontos de vacinação, estamos tomando todas as precauções para evitar aglomeração e possível contaminação pelo coronavírus”, informa.

Já para aqueles que tomaram a vacina contra a COVID-19 nos últimos dias ou estão aguardando a segunda dose, devem aguardar mais um tempo antes de garantir sua dose da gripe. “Isso porque as pessoas que tomaram a vacina contra a COVID-19 devem tomar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias. Após esse período, eles podem se dirigir a uma das 68 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o agendamento”, diz a coordenadora.

A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil: o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “O objetivo é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia”, explica Adriana Sávia.

Para se vacinar é necessário apresentar os documentos abaixo:

- Documento com foto e cartão de vacina;

- Professores, deverão apresentar além dos documentos acima: Contracheque atualizado (pode ser no celular) ou declaração da escola. Não pode ser crachá.

- Mesmo sendo organizado o atendimento para mulher no turno manhã e homem no turno tarde, será vacinado quem comparecer ao drive independente das categorias do sexo masculino, no turno da manhã, deve ser vacinado.

- Deverão ser vacinados professores que trabalham em Teresina.

Nas UBS continuam sendo vacinadas, sem necessidade de agendamento:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes;

- Puérperas (Até 45 após o parto)

- Idosos.

- Os trabalhadores da saúde continuam sendo vacinados nos seus locais de trabalho.

Os oito pontos de vacinação são:

- CEU Norte (Santa Maria da Codipi);

- UESPI (Campus Torquato Neto);

- Centro Universitário Santo Agostinho;

- Terminal de Integração Parque Piauí;

- Adufpi;

- Terminal de Integração Zoobotânico;

- Faculdade Estácio;

- Terminal de Integração Itararé.

Fonte: JTNEWS

Comentários