FMS em Teresina altera protocolo e recomenda dexametasona em casos leves de COVID-19
A droga tem efeito anti-inflamatório é de baixo custo. O Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-la no tratamento do novo coronavírusA Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), mudou o protocolo de tratamento de pacientes infectados com o Novo Coronavírus incluindo a dexametasona para casos com sintomas leves da doença.

O protocolo recomenda aos médicos que considerem a prescrição de dexametasona 6mg/h por dez dias se os sintomas persistirem por mais de sete dias, sempre associada à azitromicina 500mg/dia por cinco dias.
O documento também estabelece que o ideal é que o uso de corticoides seja realizado em ambiente hospitalar. "Sempre que possível realizar avaliação laboratorial e radiológica prévia ao uso de corticoide", detalha o protocolo.
Em pacientes com quadros clínicos mais moderados da doença, o protocolo da FMS recomenda prescrever dexametasona 6mg/dia por dez dias associada à ceftriaxona durante, pelo menos, 7 dias.
Nestes casos, a dexametasona pode ser substituída por prednisolona 40mg/dia ou metilprednisolona 30 mg/dia. Nos casos mais graves, o protocolo de uso da dexametasona é o mesmo dos tipos moderados de Coronavírus.
Cabe informar que o corticoide dexametasona já fazia parte do protocolo adotado pela Fundação Municipal de Saúde só que no tratamento de pacientes com quadro de saúde mais grave pela COVID-19 em Teresina.
Apesar de já ser usada nos hospitais do Brasil, a droga se tornou assunto no mundo todo devido ao resultado de pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Oxford, que mostraram a redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam tratamento com dexametasona.
A droga tem efeito anti-inflamatório é de baixo custo. O Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-la no tratamento do novo coronavírus.
Fonte: GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Porto Piauí terá mais R$ 7 bi em investimentos até 2030, afirma ministro Silvio Costa Filho
-
Segurança Pública Empresário condenado por estuprar o próprio filho em Teresina está foragido há 1 ano
-
Segurança Pública DRACO prende mais de 10 membros do Bonde dos 40 no Residencial Torquato Neto
-
Segurança Pública Caminhoneiro embriagado e com antecedentes criminais é preso em Campo Maior
-
Política Sílvio Mendes insiste em discurso de "rombo bilionário" para tentar justificar inércia na administração municipal
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Piripiri paga mais que o dobro por show de Felipe Amorim em comparação com Campo Maior
-
Justiça Justiça condena Caixa Seguradora por venda casada de seguro em contrato de empréstimo consignado