FMS divulga novos postos de vacinação drive thru contra a gripe

Os pontos serão dedicados à vacinação dos idosos acima de 60 anos, tendo inicio hoje com prazo até quinta-feira (20/05)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu nesta segunda-feira (17/05) mais oito pontos de drive thru para a vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. A programação vai de hoje até quinta-feira (20/05), idosos de 60 anos ou mais que ainda não tomaram o imunizante poderão garantir sua dose em algum desses locais das 9h às 17h.

Foto: Divulgação / FMSCampanha de vacinação contra a gripe
Campanha de vacinação contra a gripe

Na documentação necessária para garantir sua dose, os idosos devem apresentar seu cartão de vacina e um documento de identificação com foto.

A coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Adriana Sávia, esclarece que embora os pontos sejam de drive thru, todos que se dirigirem aos locais serão vacinados, independentemente de estarem em carros ou não.

Já para aqueles que tomaram a vacina contra a COVID-19 nos últimos dias ou estã o aguardando a segunda dose, devem aguardar mais um tempo antes de garantir sua dose da gripe. “Isso porque as pessoas que tomaram a vacina contra a COVID-19 devem tomar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias. Após esse período, eles podem se dirigir a uma das 68 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o agendamento”, diz a coordenadora.

A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil: o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “O objetivo é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia”, explica Adriana Sávia.

Além dos idosos, a campanha já contemplou crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. A campanha já está trabalhando na ampliação do grupo de contemplados e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Confira os 8 pontos de vacinação:

- CEU Norte (Santa Maria da Codipi);

- UESPI (Campus Torquato Neto);

- Centro Universitário Santo Agostinho;

- Terminal de Integração Parque Piauí;

- Adufpi;

- Terminal de Integração Zoobotânico;

- Faculdade Estácio;

- Terminal de Integração Itararé.

Fonte: JTNEWS

Comentários