FMS de Teresina (PI) faz mudanças no HUT para implantar leitos com respiradores

Várias mudanças estão sendo feitas na rede municipal de saúde para atender a crescente demanda de pacientes com COVID-19 na capital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai implantar a partir de hoje (15/03) um novo fluxo de atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para aumentar a oferta de leitos e atender a crescente demanda de pacientes com COVID-19 na capital. 

Foto: FMSHUT registra aumento de 34% nos acidentes envolvendo motocicleta e 33% nas agressões físicas
Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

“Em reunião semanal com a White Martins (empresa que fornece oxigênio para a rede de saúde municipal), esta nos informou que somente no HUT existe tanque com reserva de oxigênio capaz de ampliar mais leitos de UTI. Sabemos que os pacientes COVID usam de 5 a 8 vezes mais oxigênio que um paciente típico. E como há uma demanda, no momento urgente, de ampliação de leitos de UTI só nos resta a opção de instalar esses leitos no HUT”, afirmou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.  

Ao todo, o HUT terá 56 equipamentos voltados para atender pacientes COVID-19. No início de março, o hospital possuía dezoito leitos de UTI e, agora, uma nova ala está sendo aberta para casos mais graves.

O diretor do HUT, Fábio Marcos, explicou como será o novo fluxo na unidade: “O pronto atendimento do hospital acontecerá agora pela entrada administrativa. Antes acontecia pelas salas de estabilização, mas elas irão receber equipamentos de UTI, pois somente elas possuem pontos de oxigênio capazes de receber os equipamentos citados. O hospital terá nesse momento uma configuração semelhante a que teve na época da reforma do pronto atendimento, os casos serão atendidos pela entrada administrativa, o posto 2 será o local do primeiro atendimento e o posto 1 será o setor de estabilização”. 

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários