Florentino Neto propõe homenagem nacional à arqueóloga Niède Guidon
A proposta busca reconhecer o legado incomparável de Niède Guidon, falecida no último dia 4 de junho.Na tarde de segunda-feira (16), o deputado federal Florentino Neto (PT-PI) apresentou à Câmara dos Deputados um importante Projeto de Lei que propõe a inscrição da arqueóloga Niède Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, honraria máxima dedicada a brasileiros e brasileiras que marcaram a história do país com feitos grandiosos e duradouros.

A proposta busca reconhecer o legado incomparável de Niède Guidon, falecida no último dia 4 de junho, que dedicou sua vida à pesquisa científica e à preservação da memória arqueológica brasileira, especialmente no estado do Piauí, onde deixou suas contribuições mais impactantes. “A inscrição de Niède Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é mais do que merecida. É um gesto de gratidão nacional por tudo o que ela fez pelo Brasil e, em especial, pelo nosso Piauí”, destacou Florentino.

Niède Guidon nasceu em Jaú, interior de São Paulo, em 1933. Formou-se em História Natural pela USP e concluiu seu doutorado na Sorbonne, em Paris. Reconhecida internacionalmente, foi membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Piauiense de Letras, além de condecorada como Grande-Oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Sua trajetória, de mais de quatro décadas no sertão do Piauí, foi marcada por coragem e persistência. À frente de pesquisas no Parque Nacional da Serra da Capivara, revelou ao mundo vestígios humanos com mais de 50 mil anos, desafiando teorias consolidadas sobre o povoamento das Américas. Por seu esforço, o parque foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1991.
Niéde também idealizou o Museu do Homem Americano, articulou a construção de um aeroporto regional e enfrentou, muitas vezes sozinha, o abandono estatal, a falta de recursos e até ameaças à sua vida — tudo em nome da ciência e da valorização da história brasileira.
O Projeto de Lei apresentado por Florentino Neto é um chamado à valorização da ciência, da cultura e da memória nacional. Se aprovado, o nome de Niède Guidon passará a figurar entre os grandes brasileiros eternizados no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. “Niéde é uma heroína que nos ensinou que o passado também precisa de defesa. Seu legado vive, e é justo que viva também entre os maiores nomes da nossa pátria”, finalizou o deputado.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Ministro André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão
-
Geral Policial militar salva recém-nascido que estava engasgado em Cocal (PI)
-
Geral Homem morre e ex-prefeito de Sussuapara fica ferido em acidente na PI 238
-
Segurança Pública Empresário é baleado durante tentativa de assalto em loja na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde do Piauí contrata por mais de R$ 1,8 bilhão entidade acusada de corrupção no Rio de Janeiro
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão
-
Segurança Pública Suspeito de furto, tem mão decepada durante briga em Campo Maior (PI)