Firmino Filho ressalta medidas de segurança para a retomada da economia na capital

Segundo o prefeito, a situação da capital é confortável em relação a outras capitais do país porque a Prefeitura adotou medidas de controle e propagação da COVID-19 com antecedência

Em participação na live “Caminhos para uma retomada sustentável: Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho”, promovida pelo Plantão Trabalhista, na noite desta terça-feira (30).

Foto: Jacinto Teles/JTNewsFirmino, que na Mesa da ALEPI, ficou sob a presidência de sua esposa Lucy Soares
Prefeito Firmino Filho

O prefeito Firmino Filho comentou sobre as medidas adotadas pela gestão pública no enfrentamento da COVID-19 e os parâmetros utilizados pela Prefeitura para a retomada das atividades econômicas em Teresina.

Segundo o prefeito, a situação da capital é confortável em relação a outras capitais do país porque a Prefeitura adotou medidas de controle e propagação da COVID-19 com antecedência, e que os critérios para a retomada econômica no município dependem de vários fatores, que estão sendo avaliados pela equipe técnica da Prefeitura.

“Cada cidade está estudando estabelecer suas próprias regras para esse retorno. Estamos investindo em estudos, como as pesquisas sorológicas, que possam nos dar um apanhado de dados sobre a evolução da COVID-19 em Teresina", disse Firmino.

"Através de medidas como a melhoria da qualidade dos testes realizados e o aumento da capacidade de rastreio de pessoas infectadas, nós podemos estabelecer algumas métricas seguras para a volta das atividades econômicas na capital”, ressaltou.

Como uma das medidas que visam conter a propagação do novo Coronavírus no município, a Prefeitura de Teresina determinou aos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, órgãos e instituições públicas em funcionamento façam a testagem de diagnósticos para a COVID-19 de seus funcionários.

Além dos testes, os estabelecimentos deverão fazer, no mínimo a cada três dias, o preenchimento de formulário de avaliação quanto ao estado de saúde dos seus trabalhadores.

O auditor Fiscal do Trabalho, Marcelo Nascimento, que também participou da live, ressaltou que o Ministério tem realizado fiscalizações nas empresas com o objetivo de proteger os trabalhadores que já se encontram em atividade.

“O Plantão Fiscal, onde recebemos denuncias de trabalhadores, está recebendo muitas demandas, principalmente dúvidas em relação a seguranças de quem continua trabalhando em atividades do serviço essencial. É preciso que o poder público esteja junto ao setor empresarial para que seja feita a fiscalização de forma correta para proteger a vida dos trabalhadores e a dos clientes”, disse.

O prefeito Firmino reforçou também importância do cumprimento das medidas de isolamento social para a realização efetiva da retomada do dia 06.

“A partir da próxima quinta-feira (02) até domingo, 05 de julho, a Prefeitura de Teresina vai intensificar as medidas de isolamento social na cidade, restringindo o funcionamento de algumas atividades. Essas medidas buscam conter o avanço da disseminação do Coronavirus e preparar a cidade para o retorno das atividades econômicas na próxima segunda (06)”, comentou Firmino.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários