Fiat e Peugeot fecham acordo para formar 4ª maior montadora do mundo

O novo grupo que será formado terá sede na Holanda

A Fiat Chrysler e o grupo francês PSA, dono da Peugeot, confirmaram nesta quinta-feira (31) um acordo para unir as duas empresas e formar a quarta maior companhia automotiva do mundo, com valor de mercado estimado em US$ 50 bilhões.

A divisão acionária seria igual, ou seja, metade para cada uma das companhias. O novo grupo que será formado terá sede na Holanda.

Foto: Google ImagensFiat e Peugeot fecham acordo para formar 4ª maior montadora do mundo
Fiat e Peugeot fecham acordo para formar 4ª maior montadora do mundo

O presidente, segundo o comunicado, deve ser John Elkann, que atualmente controla a Fiat Chrysler, e Carlos Tavares, presidente da PSA, deve ser o CEO da nova companhia. A fusão criaria um grupo que vende 8,7 milhões de veículos por ano, com receitas de quase 170 bilhões de euros.

"A companhia resultante da fusão se beneficiaria das margens entre os mais altos mercados onde estaria presente, baseadas na solidez da Fiat Chrysler na América do Norte e na América Latina, além da PSA na Europa", disseram as duas empresas no comunicado.

A negociação já foi autorizada pelos conselhos de administração dos dois grupos. Nas próximas semanas, a expectativa é chegar a um memorando de entendimento vinculante para dar sequência à fusão.

"Essa convergência cria um valor significativo para todos os acionistas e abre um futuro brilhante para a companhia resultante da fusão. Estou satisfeito com o trabalho realizado até agora com Mike Manley [executivo-chefe da Fiat Chrysler]", afirmou Tavares na nota.

Negociação frustrada com a Renault

O novo projeto de fusão ocorre poucos meses depois de a Fiat Chrysler ter encerrado negociações com a rival da PSA, a Renault. As negociações, porém, fracassaram por falta de apoio do governo da França e da Nissan, acionistas da montadora francesa.

Governo francês disse apoiar negócio

O ministro de Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, disse hoje que vê com bons olhos a fusão entre o Peugeot e Fiat Chrysler.

"Essa operação responde à necessidade do setor automobilístico de consolidar-se para enfrentar os desafios de mobilidade do futuro. Permitirá a criação do quarto grupo automobilístico mundial", afirmou o ministro em comunicado.

O governo da França, por meio do Banco Público de Investimento (BPI), possui 12% das ações da Peugeot.

Fonte: UOL Economia

Comentários