Ex-presidente do TCE do Amapá é condenado por desvio de recursos públicos
Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro era sacado na boca do caixa, de maneira rotineira; o esquema também usava reembolsos indevidos de gastos hospitalares e de passagens aéreasO ex-presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) Júlio Miranda foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por desviar recursos públicos. Ele cumprirá a pena de pouco mais de 14 anos em regime fechado. Além dele, o ex-conselheiro da Corte, Amiraldo da Silva Favacho, foi punido pelo mesmo crime. Mas o tempo de prisão será menor – pouco mais de 6 anos.
Os dois foram condenados por causa das investigações da operação Mãos Limpas. Foram confirmados desvios de mais de R$ 100 milhões de verbas do TCE-AP. Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro era sacado na boca do caixa, de maneira rotineira. O esquema também usava reembolsos indevidos de gastos hospitalares e de passagens aéreas.
“O relatório de inteligência do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] evidencia prática recorrente do réu José Júlio em emitir e sacar cheques em benefício do próprio sacador emitente com a finalidade de numerário em espécie, em desvio de recursos públicos”, detalhou a relatora do caso, ministra Nancy, sobre Miranda.
Fonte: Poder360
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Política
Prefeitura de Inhuma (PI) é multada após denúncia sobre gastos com alimentação
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino