EUA retira Brasil da lista de nações em desenvolvimento e limitam privilégios comerciais
19 países, além do Brasil, agora podem ser alvo dos EUA , caso comprovado que eles subsidiam produtos acima de um determinado teto.O governo de Donald Trump publicou nesta segunda-feira (10) uma norma que retira o Brasil da lista de nações consideradas em desenvolvimento e que dava ao país determinados privilégios comerciais.
Além do Brasil, foram afetados outros 18 países, como Argentina, Índia e Colômbia, que agora podem ser alvo dos EUA caso seja comprovado que eles subsidiam produtos acima de um determinado teto, por exemplo.

O americano quer atingir principalmente a China, potência asiática com quem trava uma guerra comercial há anos e que também se apresenta na OMC (Organização Mundial do Comércio) como país em desenvolvimento.
Diplomatas brasileiros dizem que a lista restringe apenas o cálculo de medida compensatória para a investigação de subsídios, mudança considerada pequena e que não vai afetar temas importantes relacionados ao comércio internacional. Ainda segundo eles, a mudança de teto de subsídios baixou pouco, com variações de 1% a 2%.
Durante a visita de Jair Bolsonaro a Washington, em março do ano passado, o presidente brasileiro aceitou abrir mão de seu status de país em desenvolvimento na OMC em troca do apoio dos EUA à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o clube dos países ricos.
Na OMC, não há definições de países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Os integrantes anunciam por si mesmos qual status em que se colocam, mas outros membros podem contestar a auto-nomeação.
Entre os benefícios dados aos países emergentes estão prazos mais longos para implementação de acordos e compromissos, medidas para aumentar oportunidades comerciais, entre outros.
Com a decisão publicada nesta segunda pelo USTr, o representante comercial americano, os EUA abrem margem para impor barreiras a produtos brasileiros que antes poderiam estar protegidos pelo status de "em desenvolvimento" do país e confronta no mínimo simbolicamente a relação que o governo brasileiro diz ter com Trump.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Prefeitura de Cajueiro da Praia paga por equipamentos sem comprovação, e TCE-PI aciona Ministério Público
-
Geral Motociclista morre ao ter perna decepada em acidente na BR 343 em Teresina
-
Segurança Pública Corpo de homem é encontrado com marcas de violência na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública PM apreende adolescente de 16 anos acusado de assaltar churrascaria em Parnaíba
-
Segurança Pública Homem é preso durante Operação Saturação no Centro de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Piauiense que chamou Michelle Bolsonaro de "ex-garota de programa" tem instagram desativado
-
Geral Médico Brenno Andrade sofreu traumatismo cranioencefálico após acidente com caminhão
-
Segurança Pública Criminalidade domina Teresina, e homem é assassinado na zona leste
-
Segurança Pública No Piauí do "crime", DRACO indicia membros do Comando Vermelho acusados de planejar morte do delegado Charles Pessoa
-
Justiça Desembargador Agrimar Rodrigues anula empréstimo consignado por falsificação grosseira de assinatura