EUA anunciam que irão partilhar até 60 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca com outros países

O governo tem milhões de doses armazenadas e outras em fase final de produção que serão disponibilizadas em alguns meses

A Casa Branca anunciou que os Estados Unidos (EUA) vão partilhar com outros países vacinas contra a COVID-19 da AstraZeneca nos próximos meses. Até 60 milhões de doses da vacina poderão ser disponibilizadas a outros países logo que as autoridades sanitárias norte-americanas liberarem o produto.

Foto: Reuters / Sergio Perez / Direitos ReservadosVacinas contra a COVID-19 da AstraZeneca
Vacinas contra a COVID-19 da AstraZeneca

A vacina da AstraZeneca ainda não foi aprovada pela autoridade que regula os medicamentos nos Estados Unidos, a FDA. No entanto, o governo tem milhões de doses armazenadas e outras em fase final de produção. 

“Considerando o forte portfólio de vacinas que os EUA já possuem, e que foram autorizadas pela FDA, e dado que a vacina da AstraZeneca não está autorizada para uso nos EUA, não precisamos de usar esse produto aqui durante os próximos meses”, disse Jeff Zients, coordenador do Plano de Combate à COVID-19 da Casa Branca.

De acordo com os mais recentes dados oficiais, mais de 53% dos adultos nos EUA já receberam pelo menos uma dose da vacina e agora estão a procurar opções para compartilhar as doses da AstraZeneca com outros países à medida que elas ficarem disponíveis. Doações equivalentes a um primeiro lote de 10 milhões de vacinas e depois mais 50 milhões de doses, que ainda estão em produção.

De acordo com dados oficiais recentes, mais de 53% dos adultos nos EUA já receberam pelo menos uma dose da vacina enquanto no Brasil foram vacinadas apenas 13,68% da população total.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil

Comentários