Estudantes da EJA superam desafios e conquistam vagas no Ensino Superior
A EJA e a EJA TEC garantem mais e melhores oportunidades às pessoas que estavam fora da escola.A divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira (27) trouxe histórias de superação que reforçam: nunca é tarde para realizar sonhos. Vários alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) superam desafios e conquistam vagas no Ensino Superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Um deles foi o Sr. João José de Carvalho, 74 anos, aluno da EJA no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Reunida de Patos, em Patos do Piauí. Ele foi aprovado para o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta foi sua primeira participação no Enem. "Trabalho no setor de eletroeletrônicos e estudava sempre que tinha uma folga. Voltei à escola porque a EJA oferece aulas no período noturno, o que facilita para quem trabalha durante o dia", explicou.
Avô de cinco netos, João, conhecido como "Jã Jão", sonha em servir de exemplo para a família e conquistar o diploma no Ensino Superior. "Estudar é sempre a melhor opção. Estou muito feliz. Todo tempo é tempo para aprender. Nunca é tarde", afirmou.
A EJA também foi o caminho para jovens que enfrentaram dificuldades. Djulie Skally Barros, 20 anos, de Teresina, precisou abandonar os estudos após um grave acidente de carro em 2022. Ao retornar à sala de aula, conquistou uma vaga em Matemática no Instituto Federal do Piauí (IFPI).
"Foi uma mistura de alívio, alegria e gratidão. Após o acidente, tinha dúvidas sobre meu futuro e minha capacidade. Essa aprovação representa a superação de um grande desafio", contou Djulie.
Ela destacou a importância de uma rotina organizada nos estudos. "Eu estudava cerca de seis horas por dia, ajustando o tempo para as matérias em que tinha mais dificuldade. Intervalos regulares e atividades físicas também foram fundamentais para evitar a exaustão", relatou.
Na zona rural de Campo Maior, na localidade Alto do Meio, Juliana Monteiro de Meneses Pereira, 28 anos, superou desafios para ingressar no curso de História na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Mãe de duas filhas, de 10 e 3 anos, Juliana equilibrava as tarefas domésticas e os estudos no anexo do Ceti José Olímpio da Paz.
"Minha rotina era complicada. Eu me dedicava nas aulas e aproveitava qualquer tempo livre em casa para estudar, pedindo orientação dos professores ou assistindo a vídeos. Tinha que me virar", contou.
Com apoio do marido, que cuidava das filhas, e dos pais, que ajudavam com transporte e cuidados, Juliana alcançou seu objetivo. "É uma realização pessoal e uma motivação para minhas filhas. Minha família é a razão do meu esforço", declarou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, celebrou os resultados. "A EJA e a EJA TEC garantem mais e melhores oportunidades às pessoas que estavam fora da escola, permitindo que voltem a sonhar com a transformação de suas vidas e das de suas famílias por meio da Educação. Essas conquistas mostram que nunca é tarde para se dedicar aos estudos e alcançar novos objetivos", afirmou.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Esportes Piastri brilha no fim, bate Norris e conquista a pole para o GP da Holanda; Bortoleto é 13º
-
Mundo Escândalo de corrupção arranha imagem de Javier Milei na Argentina
-
Política “Se o meu pai não puder se candidatar, eu gostaria de sair candidato”, diz Eduardo Bolsonaro
-
Segurança Pública MPF denuncia ex-funcionário da Caixa Econômica acusado de desviar R$ 41 mil no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Presidente do TJPI diz ao ministro André Mendonça do STF que lei de precatórios de Rafael Fonteles viola a Constituição
-
Segurança Pública DHPP identifica mulher encontrada morta com as mãos amarradas no Rio Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Sargento da PM é preso acusado de furtar energia do próprio quartel em Currais(PI)