Estoque de anestésico para entubar pacientes chega ao limite no HGV em Teresina

O diretor informou, ainda, que a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh)  está negociando com empresas de outros estados a aquisição  dos anestésicos

Assim como em outros hospitais do país, o maior hospital público do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) , também enfrenta dificuldades  na aquisição de anestésicos fundamentais para fazer a entubação de pacientes com COVID-19  que estão em leitos de Terapia Intensiva (UTI). 

Foto: Gilcilene AraújoHospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina
Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina

O Hospital Getúlio Vargas está com o leitos de UTI para pacientes com COVID-19  100% ocupados há pelo menos dois dias. "Estamos sempre ocupados. Quando tem alta ou óbito outro pacientes da fila de espera já ocupa", disse o diretor. 

O HGV tem 50 vagas em leitos de UT no setor COVID-19.  No início da pandemia eram apenas 20. O diretor do hospital, Gilberto Albuquerque informou que estuda reduzir o número de cirurgias para poder assegurar anestésico para entubar pacientes.

Foto: Letícia Santos/Cidade VerdeDiretor geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o médico Gilberto Albuquerque
Diretor geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o médico Gilberto Albuquerque

Ele explica que os pacientes com COVID-19 precisam de uma quantidade "muito maior" de anestésico do que outros doentes e que o estoque destes sedativos no hospital está "no limite".

 "As empresas possuem um estoque reduzido. Sempre chega, mas em pouca quantidade.  Se não conseguirmos quantidades maiores poderemos reduzir cirurgias  e economizar para pacientes Covid e outros de UTI não Covid"  

 O diretor informou, ainda, que a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh)  está negociando com empresas de outros estados a aquisição  dos anestésicos.

Fonte: JTNEWS

Comentários