Estas lições de Bill Gates te darão confiança para o sucesso e para o fracasso

Fundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates mostra que ser mais confiante não apenas o protegerá do fracasso, mas permitirá que você crie o sucesso

Empreendedores têm uma relação complicada com a confiança. A falta dela pode levar à construção de desculpas e à inatividade, seja na vida pessoal ou nos negócios.

Foto: GoodreadsBill Gates
Bill Gates

Tanto donos de negócios novos quanto experientes podem sofrer da falta de crença nas próprias atitudes.

É por conta desses efeitos danosos que Bill Gates, além de fundador da gigante de tecnologia Microsoft e filantropo, é um grande defensor da confiança. O site americano Inc. elencou algumas frases de Bill Gates sobre o tema e as destrinchou em conselhos para dar a empreendedores a força para alcançar o sucesso e superar o fracasso.

Veja estas lições de Bill Gates que lhe inspirarão confiança:

“Não se compare com ninguém. Isso seria um insulto a você mesmo”
A comparação constante é um sinal de falta de confiança. Esse tipo de pensamento faz que empreendedores duvidem de sua própria habilidade a ponto de reduzir suas chances de sucesso.

No lugar, encontre a confiança de ser do seu próprio jeito: elenque seus pensamentos, habilidades e talentos únicos. Também se lembre de que se todos pensassem da mesma forma, teríamos menos histórias de sucesso. Menos comparação, mais autoconhecimento.

“A vida não é justa. Acostume-se com isso”
Situações não costumam ir como o planejado para ninguém, nem mesmo Bill Gates. O fundador da Microsoft abandonou a Universidade de Harvard e pouco depois fechou um negócio falido, chamado Traf-O-Data.

O importante é se recuperar dos inevitáveis fracassos. Não deixe que um erro o impeça de alcançar um sucesso futuro.

“Tudo bem celebrar o sucesso, mas é mais importante guardar as lições do fracasso”
Celebrar as pequenas conquistas é fundamental para qualquer empreendedor manter a motivação e alcançar sucessos maiores. Mas saiba que o fracasso é inevitável. Para os que desenvolveram a confiança, a derrota não é um fim, mas apenas um começo.

Encare o fracasso com a cabeça erguida. No lugar de autocrítica e criação de dúvidas, coloque a curiosidade. Descubra de forma mais impessoal o que causou esse fracasso e planeje seus próximos passos a partir das lições aprendidas. A vida é a melhor professora.

“Se você não construir o seu sonho, outra pessoa irá contratá-lo para construir o dela”
Empreendedores não são bons funcionários: deixe que seus sonhos o inspirem, no lugar de assustá-lo. Antes de tomar qualquer atitude, avalie riscos financeiros, busque o conselho de fontes de informação qualificadas e não deixe os riscos emocionais o atrapalharem.

Pense que, se você foi criativo o suficiente para desenvolver um conceito que atraiu o mercado, também pode aprender a evoluir essas ideias e mudar de rumo caso seja necessário (ou pivotar). Manter seus grandes sonhos no horizonte permite que você crie confiança para alcançá-los e entenda que essas metas são maiores do que pequenas pedras no caminho. Se você ainda não falhou, significa que não tentou alcançar o sucesso com ambição suficiente.

Fonte: PEGN

Comentários