Esperança Garcia já está visivelmente presente na OAB Nacional em Brasília, por meio de seu legado e agora seu busto
"Nosso agradecimento pelo Conselho Federal ter dado à Esperança Garcia o título de primeira Advogada brasileira. Representa muito para todos nós e, em especial, para a mulher brasileira..." Celso NetoO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Seccional Piauí, inauguraram, nesta segunda-feira (22/05), o busto de Esperança Garcia, primeira Advogada do Brasil, durante solenidade em Brasília.

O Presidente da OAB Nacional, Advogado Beto Simonetti, ressaltou em seu pronunciamento que hoje é um dia histórico graças ao empenho de todos (as) os presentes em reconhecerem a importância de Esperança Garcia para a história da sociedade, especialmente para as mulheres e população negra
“Eternizamos a memória de Esperança Garcia na memória da OAB Nacional. Consagramos a resistência de Esperança Garcia na Advocacia. Esperança Garcia foi aguerrida ao denunciar violação e desumanidade a que sua família era submetida. Nossa homenageada combateu as agruras da escravização a partir do Direito. Sua coragem é inspiração para todos nós na luta em favor da democracia”, destacou Beto Simonetti.
Luta, coragem e perseverança
O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, fez uso da tribuna do Conselho Federal e elencou a importância do busto de Esperança Garcia, que, para ele, representa a luta da mulher brasileira e do povo brasileiro na resistência contra a escravidão.

“Nosso agradecimento pelo Conselho Federal ter dado à Esperança Garcia o título de primeira Advogada brasileira. Representa muito para todos nós e, em especial, para a mulher brasileira e todas as advogadas brasileiras. Essa homenagem estendemos a todas as mulheres piauienses e em especial às advogadas piauienses”, mencionou.
A vice-Presidente da OAB Piauí, Advogada Daniela Freitas, também esteve presente na solenidade e, como mulher, ressaltou a importância de uma instituição como a OAB Nacional reconhecer o papel de Esperança Garcia na luta por direitos.
“É um ato histórico o que presenciamos aqui hoje no Conselho Federal. Esperança Garcia foi uma mulher corajosa e que não mediu esforços para conseguir ter direitos. Alfabetizou-se aos 19 anos e foi até o governador da época atrás de uma vida mais digna para ela, seus filhos, familiares e todos ao seu redor. Esperança Garcia representa a luta pela democracia e respeito aos direitos de todos e não somente individuais. Viva Esperança Garcia”, frisou a Advogada Daniela Freitas.
Uma negra que defendeu seu povo, sua raça com a tenacidade e altivez à frente do seu tempo
Dentre os membros da OAB-PI presentes à solenidade de inauguração do busto de Esperança Garcia na sede da OAB Nacional em Brasília, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o piauiense Carlos Júnior, que ao JTNEWS falou da importância e da felicidade de presenciar evento ímpar em favor da elevação da advocacia brasileira, e notadamente da advocacia piauiense.
Assim manifestou-se o jovem advogado piauiense:

"Esperança Garcia é a representação viva de encorajamento a todos nós advogados e advogadas brasileiros (as) para a luta cotidiana em defesa da cidadania ampla, pois, Esperança Garcia deixou o seu legado de coragem, determinação e perseverança na defesa dos direitos mais elementares do seu povo, como os direitos de liberdade de expressão e de dignidade contra o racismo, direitos estes que até hoje são 'guerreados' pela classe advocatícia, justamente porque não são respeitados em sua plenitude.
Fico imaginando como era implementar essa luta naqueles tempos sombrios em que atuou a nossa 'guerreira' da advocacia, principalmente no exercício do direito de petição." Declarou o conselheiro federal, Carlos Júnior, um dos três representantes da OAB-PI junto ao Conselho Federal da Ordem.
Welhington Dias destacou que Esperança Garcia é referência de inspiração para cada negro e negra deste País
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou efetivamente da solenidade promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil e destacou em seu pronunciamento a importância de Esperança Garcia ocupar seu lugar na OAB Nacional.

“O que a OAB Nacional faz hoje é orgulhar todos os brasileiros e brasileiras, por isso trago aqui a gratidão do povo do Piauí. Esse momento nos remete a muita responsabilidade porque também é um momento de inspiração para que cada negro e negra neste País não tenha medo de a cada momento pedir a quem quer que seja: ponha os olhos em mim”, pontuou o piauiense, ministro Wellington Dias [que é senador licenciado pelo PT do Piauí].
A solenidade foi bastante prestigiada, não somente por lideranças do Piauí, mas de diversos estados da Federação.
Fonte: OAB com informações do JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política MP denuncia: Campo Maior reteve mais de R$ 2 milhões de empréstimos consignados e não repassou à Caixa
-
Política Parecer do MPPI aponta improbidade administrativa dos deputados Franzé (PT) e Francisco Costa (PT)
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 1,6 milhão para reforma de escola municipal com prazo de seis meses
-
Justiça Tribunal de Justiça do Piauí garante indenização a vítima de fraude bancária
-
Segurança Pública Idosa morre atropelada por ônibus na cidade de Picos (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Segurança Pública Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
-
Segurança Pública Homem é morto a facadas durante briga com irmão no Litoral do Piauí
-
Justiça Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos