Espanha passará à União Européia dados de quem não se vacinar contra a COVID-19
O ministro da Saúde, Salvador Illa, no entanto, em entrevista à TV La Sexta, garantiu que os dados não serão abertos ao público e insistiu que os espanhóis não serão obrigados a tomar a vacinaO governo da Espanha fará um cadastro de pessoas que se recusarem a ser vacinadas contra COVID-19 e o compartilhará com outros países da União Europeia.

O ministro da Saúde, Salvador Illa, no entanto, em entrevista à TV La Sexta, garantiu que os dados não serão abertos ao público e insistiu que os espanhóis não serão obrigados a tomar a vacina.
“Para os que optarem por não receber a vacina, o que será feito é um registro que será compartilhado com outros parceiros europeus”, disse o ministro. “A lista incluirá aquelas pessoas a quem (a vacina) foi oferecida e simplesmente rejeitada. O documento não será tornado público e tudo será feito com o maior respeito pela proteção de dados.”
A Comissão Europeia não informou ainda se o registro espanhol seria uma iniciativa de toda UE nem esclareceu o papel de Bruxelas no compartilhamento dessas informações. A Espanha já registrou cerca de 50 mil mortes e mais de 1,8 milhão de infectados desde o início da pandemia.
A campanha de vacinação começou no domingo (27/12), com prioridade para moradores e funcionários de asilos. Durante o primeiro semestre de 2021, o governo espera imunizar entre 15 e 20 milhões de pessoas, de uma população de 47 milhões – 2,5 milhões antes de março. Autoridades sanitárias garantem que o país terá vacinado cerca de 70% de seus habitantes até junho.
O maior obstáculo ainda é a desconfiança da população. De acordo com pesquisa feita no início de dezembro, 28% dos espanhóis são contrários à vacinação imediata, 40,5% querem receber a vacina agora e 16% pretendem se vacinar se o imunizante “oferecer garantias” e for “confiável”.
Fonte: JTNEWS com informações do Metrópoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Senador Ciro Nogueira entra em discussão com o deputado Baleia Rossi no Twitter
-
Geral Robert Rios afirma que nenhum grupo empresarial irá extorquir a Prefeitura de Teresina
-
Segurança Pública Polícia Militar prende dois homens com 1 kg de maconha, em Simões (PI)
-
Saúde 14 novos pacientes de COVID-19 vindos de Manaus (AM) desembarcam em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Duas pessoas são mortas e oito ficam feridas durante perseguição policial, em Carapicuíba (SP)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública PARÁ: mais um policial penal morre vítima de atentado à bala em Belém; governador continua em silêncio sepulcral
-
Segurança Pública CAMPANHA: Agente Penitenciário Administrativo no RS é submetido ao mesmo parâmetro de formação dos demais profissionais
-
Segurança Pública Sistema Prisional do Pará: onde o caos continua latente; policiais penais ameaçados, feridos e mortos a mando do CRIME
-
Política Dr. Pessoa reflui na criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e quem perde é a população