Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

O autor morreu neste sábado (30) no Hospital Moinhos de Vento, onde estava internado desde 11 de agosto.

Com um acervo de mais de 70 livros, o escritor Luis Fernando Verissimo, conhecido como um dos autores mais bem-sucedidos do Brasil, morreu neste sábado (30) aos 88 anos. Ele faleceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde estava hospitalizado desde 11 de agosto.

Foto: Reprodução / Redes SociaisLuis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo

A informação sobre a morte do escritor foi divulgada pelo Hospital Moinhos de Vento, onde Veríssimo estava internado. Conforme nota à imprensa, a morte foi causada por complicações decorrentes de uma pneumonia.

No período em que esteve internado na unidade de saúde, o cronista chegou a permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, devido ao agravamento da doença. Ele deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana.

Trajetória

Nascido em Porto Alegre, em 1936, e filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando Verissimo se tornou conhecido pelo tom irônico e pelas críticas sociais afiadas em suas crônicas. O sucesso lhe rendeu o reconhecimento como um dos autores brasileiros mais importantes, com mais de 70 livros publicados.

Entre os personagens que marcaram sua obra estão o Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté e o detetive Ed Mort. Além disso, Verissimo consolidou sua carreira com publicações em colunas de grandes jornais, como O Estado de S. Paulo e Zero Hora.

Em 2021, Luis Fernando Verissimo deixou de escrever após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) que lhe deixou sequelas. Ele também enfrentava problemas cardíacos e a doença de Parkinson.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários