Enem 2024: PF investigará suposto vazamento de imagem no fim da prova
Ministro da Educação, Camilo Santana, disse em coletiva de imprensa não ter detalhes sobre ocorrências registradasA Polícia Federal (PF) vai investigar supostas imagens de provas Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024 que passaram a circular nas mídias sociais depois do início da aplicação do teste, mas antes de 18h, horário em que estudantes poderiam sair com o caderno de questões na mão.

As imagens retratavam o tema da redação e os textos motivadores, além da íntegra das outras questões aplicadas neste domingo (3/11).
“Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair. A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva. O Ministério da Educação (MEC) não deu detalhes de ocorrências registradas.
Quase cinco mil candidatos do Enem 2024 foram eliminados no primeiro dia de provas, neste domingo. A informação também foi repassada pelo MEC na coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame.
De acordo com o ministro Camilo Santana, nenhuma intercorrência grave foi registrada.
Além dos 4.999 participantes eliminados, o MEC também registrou 689 problemas logísticos em todo o país, como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica ou problema com abastecimento de água.
Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:
- tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
- portar equipamento eletrônico;
- ausentar-se antes do horário mínimo permitido;
- utilizar materiais impressos de apoio/consulta; ou
- não atender orientação dos fiscais.
A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.
De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.
No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Além disso, os candidatos precisaram também produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A divulgação das notas individuais será feita apenas em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Fonte: JTNEWS com informações do Metrópoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Irmão de empresária é indiciado por ameaçar e destruir sítio da família em Amarante
-
Geral Muro de escola desaba e deixa três pessoas feridas em Barras
-
Segurança Pública Polícia Penal fiscaliza pessoas com tornozeleiras em prévia carnavalesca de Parnaíba
-
Política Charles da Silveira anuncia edital que garantirá remédios por dois anos para Teresina
-
Política Prefeito Sílvio Mendes paga R$ 16 milhões ao Consórcio Recicle Aurora
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública DRACO prende em Teresina acusado de roubar R$ 22 milhões de carro-forte em Bacabal
-
Justiça Vereadora de Teresina ingressa com queixa-crime contra jornalista, por calúnia e difamação nas redes sociais
-
Justiça Segundo advogada, Unimed e Hapvida descumprem ordens judiciais e prejudicam tratamento de crianças autistas
-
Política Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Teresina em fevereiro
-
Política Prefeito Sílvio Mendes anuncia reajuste de 6,5% para os professores