Empresa brasileira Bombril lança esponja de aço e é acusada de racismo

O nome do produto faz associação da esponja de aço com uma definição de cabelo comum entre pessoas negras

A empresa brasileira Bombril está sendo acusada de racismo por seguidores e consumidores por lançar a esponja de aço inox com o nome "Krespinha", fazendo referência a uma definição de cabelo comum entre pessoas negras.

Foto: DivulgaçãoBombril lança nova esponja de aço e é acusada de racismo
Bombril lança nova esponja de aço e é acusada de racismo

O nome foi o que chamou a atenção dos seguidores. Pelo Twitter, digitais influencers negros apontaram para a associação pejorativa.

"Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o marketing é baseado em racismo", escreveu a ativista Winnie Bueno.

"Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo", comentou a youtuber Bianca DellaFancy.

A jornalista Yasmin Santos também pontuou que a marca "estava alheia aos debates" do mundo ao resolver lançar a esponja. Ela também relembrou uma campanha de 1952, com o mesmo tom pejorativo.

Uma esponja chamada "krespinha", da S. A. Barros Loureiro Indústria e Comércio era vendida na loja Sabarco, em São Paulo. A divulgação levava uma menina negra no logo, personificando a esponja na figura da garota.

Além do desenho, um seguidor apontou para referências históricas que poderiam estar subjetivamente ligadas. O "k" de krespinha poderia ser em referência a Ku Klux Klan, que vivia seu auge na época.

A campanha também trazia a frase "as suas ordens", colocando em tom de servidão.

No site da Bombril, o produto é definido como "perfeita para a limpeza pesada", sendo utilizada para a remoção de sujeiras e gorduras "de um jeito rápido e eficaz, sem esforço". Procurada, a empresa não respondeu até o momento aos questionamentos.

Fonte: UOL Notícias

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