Emmanuel Macrom comandará a França por mais cinco anos de mandato; ele obteve 58,8 % dos votos

"Sei que, para muitos de nossos compatriotas que escolheram a extrema direita, a raiva e as divergências que os levaram a votar neste projeto devem encontrar uma resposta" disse Macrom em discurso

O candidato centrista Emmanuel Macron será presidente da França por mais cinco anos depois de derrotar claramente sua rival de extrema-direita, Marine Le Pen , no segundo turno das eleições presidenciais de domingo. Macron venceu com 58,8% dos votos contra 41,2% de Le Pen, segundo a estimativa do instituto Ipsos para a rede France 2.

Foto: CHRISTOPHE PETIT TESSON (EFE)Ammanuel Macrom é reeleito presidente da França para mais 5 anos de comando
Ammanuel Macrom é reeleito presidente da França para mais 5 anos de comando

A abstenção de cerca de 28%, a maior desde 1969, mostra o desinteresse por parte do eleitorado e a recusa de outra parte em escolher entre os dois finalistas. O primeiro desafio do novo mandato de Macron será reconciliar uma França cujas profundas divisões foram expressas nestas eleições.

"A votação de hoje", declarou o presidente, "obriga-nos a considerar todas as dificuldades e vidas vividas, e responder eficazmente à indignação que se manifestou"

Macron, 44, evitou a punição usual do chefe de Estado nas eleições francesas. Ele é o primeiro presidente da República a ser reeleito desde que o mandato foi encurtado em 2002 de sete para cinco anos. Desde que o cargo foi eleito pela primeira vez por sufrágio universal em 1965, apenas François Mitterrand e Jacques Chirac tiveram um mandato duplo eleito.

Candidata da extrema direita, mesmo derrotada obteve visível crescimento em relação a 2017

Le Pen, de 53 anos, claramente perdeu, mas deu um salto em relação aos resultados de 2017, quando obteve 34% dos votos contra 66% de Macron. Desta vez, ela pode exibir o melhor resultado da história para o nacionalismo populista que lidera. Ele nunca esteve tão perto do poder.

Macron, frequentemente acusado de arrogância e desprezo, tentou exercer humildade em um breve e solene discurso pouco antes das 22h, diante da Torre Eiffel. Ele agradeceu aos cidadãos de esquerda que, embora contrários ao seu projeto, votaram nele para impedir a vitória da extrema direita: "Seu voto me une por muitos anos". 

Ele também dirigiu algumas palavras aos abstencionistas: "Seu silêncio significou uma recusa em escolher a que devemos responder". E para os eleitores de seu rival: "Sei que, para muitos de nossos compatriotas que escolheram a extrema direita, a raiva e as divergências que os levaram a votar neste projeto devem encontrar uma resposta".

Le Pen, em um discurso minutos após as primeiras estimativas serem divulgadas às 20h, declarou: "O resultado desta noite representa uma esplêndida vitória em si". E acrescentou: "Milhões de compatriotas escolheram o campo nacional."

Lula havia declarado apoio a Emamanuel Macrom no 2º Turno

Recentemente o líder político Luiz Inácio Lula da Silva, candiadto a presidente do Brasil que está em primeiro lugar nas pesquisas, em sequência de tuites publicados no dia 21 de abril do ano em curso, o ex-presidente braisleiro Lula da Silva (PT) se uniu a diversos líderes políticos da Europa e declarou apoio à reeleição de Emmanuel Macron, que sagrou-se hoje (24/4) presidente da França pelos próximos 5 anos. 

Foto: RICARDO STUCKERTLula e Emamanuel Macrom na ocasião em que recebeu o ex-presidente brasileiro com honras de Chefe de Estado
Lula e Emamanuel Macrom na ocasião em que recebeu o ex-presidente brasileiro com honras de Chefe de Estado

"É fundamental derrotar a extrema direita e sua mensagem de ódio e preconceito. Isso é o que os democratas de todas as convicções ao redor do mundo querem e esperam", escreveu Lula [semana passada] em tuites em português e francês.

Le Pen X Chirac

Vinte anos depois que o ultrapatriarca Jean-Marie Le Pen chegou ao segundo turno pela primeira vez ao vencer 18% do então presidente, Chirac, sua filha avança na transformação da extrema direita em uma opção aceitável para cerca de metade dos eleitores...

O sucesso de Macron é considerável, avaliando que ele está encerrando um período de cinco anos marcado pela revolta dos coletes amarelos , a pandemia e a guerra na Ucrânia , e em um país onde a votação anti-sistema é maior do que nunca. Com o novo mandato de cinco anos, e salvo um acidente imprevisível, Macron terá governado a França por uma década, tempo suficiente para deixar sua marca no país e na União Europeia.

O atual chefe de Estado, que tem uma base eleitoral sólida de cerca de um terço do eleitorado, tem sido visto pela maioria como o mais confiável na gestão do país em um mundo em crise. Ele também conquistou bastante apoio dos eleitores de esquerda no primeiro turno em 10 de abril . Votaram nele, mas não por convicção.

O sucesso do Presidente da República não está completo. Está bem abaixo dos 66% de cinco anos atrás. A extrema direita e outras forças que desafiam o sistema saem mais fortes. E o colapso da direita tradicional dos republicanos e do Partido Socialista deixou a França sem alternativa moderada ao hipercentro de Macron.

O alto índice de abstenção revela a desconexão de uma parte dos cidadãos com o processo eleitoral. Mas também demonstra as crescentes dificuldades do presidente em mobilizar eleitores contra Le Pen. A frente republicana – a união de esquerda e direita contra a extrema direita – está vacilando. Há antilepenistas que ficaram em casa porque se recusaram a apoiar Macron.

Foto: Raymond Roig/AFPMarine Lepen é derrotada por Emmanuel Macrom
Marine Lepen é derrotada por Emmanuel Macrom

A derrota de Le Pen não é nada doce. Talvez ele esperasse perder, mas não por essa margem. Foi a terceira vez que ela tentou ser presidente e, visto com frieza, o resultado mostra que, embora chegue perto, e embora suavize sua mensagem, e embora tente parecer perto dos franceses, ela continua falhando no objetivo de conquistar o palácio do Elísio.

No campo ideológico que vai da extrema direita à extrema direita, abre-se uma batalha com desfecho incerto. Não está claro se Le Pen continuará ou se eles a deixarão continuar. Nem o papel de seu partido, o Reagrupamento Nacional (RN), ligado ao clã familiar. Nem quem, se Le Pen ou outros líderes que buscam a reunificação de toda a direita nacionalista, liderará esse movimento.

Em seu discurso de derrota, Le Pen prometeu: "Continuarei meu compromisso com a França e o povo francês com a energia, perseverança e carinho que você já conhece".

Na França, começam agora os preparativos para as eleições legislativas de 12 e 19 de junho. Macron tentará revalidar sua maioria nos 577 assentos da Assembleia Nacional. De que forma continua a ser visto.

Agora ele governa com uma maioria de 269 deputados de seu partido, La República en Marcha, do centrista MoDem e de outros pequenos partidos. A incógnita é se ele procurará criar um novo grande movimento que vá da esquerda social-democrata à direita moderada, um partido macronista , ou se optará por uma grande coalizão de partidos menores.

A outra incógnita é o que a extrema direita fará antes das eleições legislativas. O RN se apresentará junto com o partido de Éric Zemmour, apresentador de ultra talk show que ganhou 7% no primeiro turno das eleições presidenciais? A ala direita dos republicanos se juntará a eles?

"O bloco nacional deve se unir", declarou Zemmour. "Vamos construir a primeira coalizão da direita e dos patriotas."

Do outro lado do espectro político, Jean-Luc Mélenchon, líder da esquerda populista e terceiro no primeiro turno das eleições presidenciais, declarou que aspira a unir a esquerda sob sua tutela e obter maioria nas eleições legislativas que força Macron a nomeá-lo primeiro-ministro e governar com ele em coabitação.

"[A derrota de Le Pen] é uma notícia muito boa para a unidade de nosso povo", disse Mélenchon, cujos eleitores contribuíram para a vitória de Macron apostando no presidente para deter Le Pen. E acrescentou: “O Sr. Macron é o presidente mais mal escolhido da Quinta República. Sua monarquia presidencial sobrevive à revelia e sob a pressão de uma eleição tendenciosa. Nada num mar de abstenções, de votos em branco e nulos”.

O Partido Socialista e os republicanos estão confiantes de que suas sólidas raízes locais lhes permitirão conquistar um número aceitável de deputados, apesar de seus respectivos candidatos presidenciais não chegarem a 5% no primeiro turno.

Após o choque das eleições presidenciais, as eleições legislativas definirão o cenário político para os próximos anos e marcarão o campo de jogo para o presidente Macron 2 . Uma eleição acabou. A campanha continua.

Fonte: JTNEWS com informações de EL País

Comentários