Embaixada chinesa acusa Weintraub de racismo e repudia postagem do ministro

Weintraub associou a China a origem da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus

A embaixada da China no Brasil respondeu nesta segunda-feira (6) à manifestação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre mensagens enigmáticas com referências ao país asiático. Weintraub associou a China a origem da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O ministro apagou a postagem depois.

Foto: Sérgio Lima/Poder 360Ministro da educação, Abraham Weintraub
Ministro da educação, Abraham Weintraub

Em sua conta no Twitter, a embaixada divulgou uma nota onde classifica as declarações como “fortemente racistas […] tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil”. Leia a íntegra:

Foto: Reprodução/TwitterManifestação publicada no Twitter pela Embaixada da China no Brasil
Manifestação publicada no Twitter pela Embaixada da China no Brasil

No sábado (4), o ministro usou o personagem Cebolinha, da história em quadrinhos Turma da Mônica, para zombar da China. Ele escreveu a mensagem trocando que troca a consoante “r” pela “l”, uma referência tanto a um maneirismo verbal do personagem de quadrinhos quanto a um estereótipo da fala de chineses em português.

Foto: Reprodução/TwitterImagem postada por Weintraub no Twitter tem bandeira da China
Imagem postada por Weintraub no Twitter tem bandeira da China

“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu Weintraub.

Em resposta, a embaixada disse que a pandemia tem se espalhado rapidamente e que a maior urgência neste momento é “unir todos os países em uma proativa cooperação internacional para acabar com a pandemia com a maior brevidade, com vistas a salvaguardar a saúde pública mundial e o bem-estar da humanidade”.

Eduardo Bolsonaro

Esta não é a primeira vez que alguém da cúpula do governo relaciona a China com a pandemia. Em meados de março, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) provocou o início de uma crise diplomática entre o Brasil e a China. Ele escreveu: “Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. […] +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. […] A culpa é da China e liberdade seria a solução”.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, respondeu: “A parte chinesa repudia veementemente as palavras do deputado, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês”.

O congressista voltou à tona em 1º de abril ao chamar o coronavírus de “vírus chinês”. O cônsul chinês no Rio, Li Yang, publicou artigo neste sábado (4) no jornal O Globo se Eduardo Bolsonaro é tão “ingênuo e ignorante quanto parece”.

Fonte: Poder360

Comentários