Em Teresina, ministro Wellington Dias anuncia lançamento do Programa Acredite no Piauí
O anúncio foi feito durante visita às obras da Unidade de Atenção à Pessoa com autismo.O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou, nesta sexta-feira (14), as obras da Unidade de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), localizada na Avenida Higino Cunha, 1552, no bairro Ilhotas, em Teresina. A unidade, conforme o ministro, está com mais de 90% de sua obra concluída e deve ser inaugurada entre o final de abril e o mês de maio. Na ocasião, o ministro anunciou o lançamento do Programa Acredite no Piauí.

A estrutura visa oferecer serviços gratuitos e integrações com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social, atendendo principalmente à população de baixa renda. O investimento no projeto é de aproximadamente sete milhões de reais. A visita contou com a presença do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, Mauro Eduardo, que destacou a importância do centro no atendimento multidisciplinar para pessoas com autismo. A unidade contará com uma equipe formada por neuropediatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e músicos-terapeutas. Além disso, o projeto visa oferecer suporte à família, fundamental para o tratamento e reabilitação de pessoas com TEA, dado o impacto emocional que o diagnóstico pode causar.
"Aqui, vamos contar com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, músicoterapeutas, ou seja, todo o suporte necessário para que a família possa oferecer tratamento de reabilitação às pessoas com o espectro do autismo. Este será um exemplo para o país. Também teremos atendimento para a família, porque sabemos que, ao receber o diagnóstico de um filho com autismo, parece que o mundo desaba sobre a família. Precisamos cuidar dos pais para que eles possam cuidar de seus filhos. Fico muito feliz em participar deste momento e poder entregar mais esse instrumento de reabilitação para a sociedade piauiense", declarou Mauro.
Lançamento de programa
Na ocasião, o ministro Wellington Dias também anunciou o lançamento do Programa Acredite, voltado para a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo de pessoas com deficiência. O programa oferece vagas de emprego, financiamento e novas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, com apoio de instituições como o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Segundo Dias, os governos federal e estadual estão empenhados em garantir que as pessoas com deficiência tenham uma maior participação na economia local, além de facilitar o acesso ao benefício da prestação continuada (BPC), que poderá ser acumulado com o salário para aqueles que ingressarem no mercado de trabalho.
"Estou muito feliz, porque, no momento em que estamos visitando, já temos mais de noventa por cento da obra pronta, já na fase de instalação. O secretário Mauro Eduardo, juntamente com o secretário da Saúde, Antônio Luiz, anunciou que a obra tem condição de ser entregue entre o final de abril e o mês de maio. Trata-se de um equipamento que vai oferecer serviços gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente integrado com o Sistema Único da Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social. Com isso, completamos, na área do autismo, a condição de exames, diagnóstico, mas também onde encaminhar, com várias especialidades para atendimento. São cerca de sete milhões de reais de investimentos. Hoje, estamos lançando, em parceria com o governo federal, estadual, municípios e entidades, o programa Acredite, voltado para a pessoa com deficiência. Ele oferece qualificação para o emprego, já que temos vagas de emprego no Piauí e no Brasil que não são preenchidas, além de cotas para pessoas com deficiência", declarou Dias.
Além da primeira atividade da agenda, o ministro Wellington Dias ainda vai participar de outros eventos na Universidade Federal do Piauí, na superintendência da Caixa Econômica Federal e também na superintendência do Banco do Nordeste.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça do Maranhão prejudica consumidores ao suspender ações sobre empréstimos consignados
-
Segurança Pública Acusado de ameaçar comandante da PM em Pio IX é preso durante operação
-
Política Tonho Veríssimo é reeleito presidente do Diretório Municipal do PT em Juazeiro do Piauí com votação expressiva
-
Geral Duas crianças são internadas no HUT com suspeita de envenenamento
-
Segurança Pública Ex-cantor do Forró Saborear vai para o banco dos réus por espancar a ex-mulher em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)