Em novo decreto, Governador do Piauí prorroga medidas restritivas para conter a pandemia
As medidas para evitar a disseminação do Coronavírus valem até 08 de agostoO Governo do Estado publicou nesse domingo (01/08), com apoio das indicações do Centro de Operações Emergenciais (COE), o Decreto nº 19.901 com as medidas sanitárias para conter a transmissão do novo coronavírus no Piauí. As ações serão válidas no período de 02 a 08 de agosto.
Tais restrições são necessárias para conter um aumento nos casos positivos no Estado; o decreto reforça a importância de seguir com o distânciamento e uso de máscara mesmo após vacinado
De acordo com o novo decreto, ficam suspensas todas as atividades que gerem aglomeração, bem como eventos culturais, boates, casas de shows ou quaisquer atividades festivas público ou privadas, com ou sem a cobrança de ingressos.
Segmento de bares e restaurantes
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares como lojas de conveniência e depósito de bebidas podem funcionar até às 24h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno. Bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. O decreto também dispõe sobre os eventos realizados ou patrocinados pelo Poder Público.
Público máximo
Poderão ser realizadas atividades sociais, culturais e artísticas em cinemas, teatros, circos, auditórios e espaços de eventos, em ambientes abertos e semiabertos, com público máximo de 100 pessoas, observado o distanciamento mínimo de dois metros, podendo haver a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração, nem permitam dança.
Funcionamento do comércio
Já os shoppings funcionarão das 12h às 22h, mas poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 10h, desde que respeitado o período máximo de 9h de funcionamento. O comércio em geral deve funcionar até às 17h, os que funcionam no horário noturno podem funcionar até às 20h, não ultrapassando 9h de funcionamento; mercados, mercadinhos e mercearias podem ficar abertos até às 23h.
Toque de recolher e uso obrigatório da máscara
O toque de recolher será da 1h às 5h, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. O reforço da fiscalização deverá se dar também em relação ao uso obrigatório da máscara nos deslocamentos ou permanência em vias públicas ou em locais onde circulem outras pessoas.
Fiscalização
A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.
Para fins de fiscalização, fica autorizada a utilização do sistema de videomonitoramento à disposição da Secretaria de Segurança Pública – SSP ou de órgãos de fiscalização de trânsito, estadual e municipal, no exercício de suas respectivas competências.
Modalidade presencial
O funcionamento na modalidade presencial dos órgãos e entidades da Administração Pública permanece em vigor até determinação do contrário, o condicionamento do retorno na modalidade presencial deverá seguir a regra somente após 21 dias de imunização completa do servidor.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Lar do Nando pede ajuda para resgatar cachorro de Thanis Killian em Teresina
-
Segurança Pública
Médica é espancada pelo marido em praia no Litoral do Piauí
-
Segurança Pública
Polícia captura em Brasília último suspeito de homicídio de jovem no Sul do Piauí
-
Geral
PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, após ordem de Moraes
-
Justiça
Construtora é condenada por atraso em obra e terá de devolver quase R$ 20 mil a comprador no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Operação Cela 03: integrante do núcleo financeiro do Bonde dos 40 é presa em Timon
-
Segurança Pública
Membro do Bonde dos 40 é preso durante operação do DRACO em Monsenhor Gil
-
Segurança Pública
Após fuga de Silvinei, PF prende dez condenados por plano de golpe
-
Geral
Família atualiza situação médica de Galvão Bueno, que segue internado
-
Geral
Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos