Em 24h, Teresina registra 313 novos casos de COVID-19
Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (24), pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS)Teresina registrou 313 novos casos e oito óbitos pelo Novo Coronavírus nas últimas 24 horas. Os dados divulgados, nesta quarta-feira (24), pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que a capital chegou à marca de 6.618 casos confirmados.

Ao todo são 308 óbitos causados pela COVID-19, 56,82% dos óbitos foram pessoas do sexo masculino, 43,18% do sexo feminino. 80, 19% das pessoas que morreram tinham alguma comorbidade. Já contabiliza 1.403 pessoas recuperadas da COVID-19 na capital.
Teresina tem 24 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atender casos de síndrome gripal. Até o dia 22 de junho, essas unidades realizaram 12.569 testes rápidos para COVID-19 em pessoas que tiveram atendimento médico e apresentavam sintomas gripais.
Os resultados deram positivo para 4.194 pessoas, que passaram a ser acompanhadas pelas Equipes de Saúde da Família da sua localidade.
Além da testagem nas UBS, as equipes de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já realizaram 5.099 buscas ativas de casos COVID-19 nos domicílios de contato das pessoas infectadas, sendo que 1.470 pessoas estavam positivas para o Novo Coronavírus.
Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS e médica atuante há 50 anos, diz que está há mais de 90 dias em isolamento social.
"É a primeira vez que isso acontece em minha vida profissional, ter que me isolar em casa para poder me protegar e proteger as outras pessoas contra este Coronavírus. Nós precisamos cumprir as regras que a ciência está falando. Você precisa usar máscara, lavar sempre as mãos e precisa ficar em casa", explicou Amariles Borba.
"Não fazer festa, não fazer reuniões em casa, almoço, jantar, café. Precisamos evitar mortes dos nossos amores, dos nossos parentes. O vírus é democrático, ele não olha o contracheque nem o grau de instrução", enfatizou.
A UBS exclusivas para atendimento de síndromes gripais leves funcionam de 7h às 19h e tem profissionais treinados para esses tipos de atendimentos. Essas unidades utilizam o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos.
Até o dia 22 de junho as UBS Fast-track realizaram 22.693 atendimentos de sintomas gripais, sendo 12.630 pessoas do sexo feminino e 10.063 pessoas do sexo masculino. Na zona Norte foram 7.729 atendimentos, na zona Sul foram 5.113, na zona Sudeste foram 5.974 e na zona Leste foram 3.887 pessoas atendidas.
O serviço Alô Saúde já realizou 48.046 atendimentos à população que apresentava sintomas leves da Covid-19 ou outros problemas básicos de saúde. O serviço está disponível através do telefone 0800 291 0084 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de 8h às 20h.
O avanço da COVID-19 em Teresina é uma realidade e os teresinenses estão cientes disso. Dados da pesquisa realizada pelo Instituto de Opinião Pública – Amostragem, no período de 16 a 19 de junho na capital, mostram que 67,93% dos entrevistados conhecem alguém que já pegou a doença.
A sondagem revelou, inclusive, o grau de proximidade com a pessoa que já pegou a Covid-19. Mais de 40% dos entrevistados têm amigos que já foram infectados, 26,63% afirmaram ter vizinho que já foi acometido pela doença, 21,55% disseram ter parente distante infectado com o Novo Coronavírus, 7,26% tiveram parente próximo, morando na mesma casa, com a Covid-19 e 3,87% afirmaram ter só conhecidos.
Fonte: Fundação Municipal de Saúde
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada