Eleição para escolha de 12 nomes de advogados do Piauí à vaga de desembargador ocorre até às 18:30h deste sábado

Nesta primeira etapa, estarão classificados os 12 candidatos que obtiverem o maior número dos votos; em seguida o Conselho Seccional da OAB-PI escolherá uma lista sêxtupla para encaminhar ao Tribunal

Neste sábado (06/11), das 10h às 18h30h a Advocacia piauiense escolherá os 12 candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, cuja vacância, se deu em razão da aposentadoria compulsória do decano, o desembargador Brandão de Carvalho oriundo do Quinto Constitucional.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSHildeth Evangelista
Hildeth Evangelista falou ao JTNEWS acerca dos seus planos para o TJ-PI caso seja desembargadora

Nesta primeira etapa, estarão classificados os 12 candidatos que obtiverem o maior número dos votos. Todos os Advogados poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional até o dia 30 de setembro passado, e com suas obrigações estatutárias e financeiras em ordem.

O JTNEWS realizou entrevistas com alguns dos candidatos à vaga, sendo eles, Campelo Filho, Marcelo Pio e a advogada Hildeth Evangelista. Seguindo o mesmo padrão de questionamentos, todavia, não houve obrigatoriedade dos questionamentos serem necessariamente iguais.

O primeiro dos entrevistados foi o advogado Campelo Filho, que de forma leve e descontraída, falou sobre seus mais de 25 anos de história e militância na advocacia e seus planos futuros para contribuir com a melhoria da Justiça piauiense. 

Foto: JTNEWSCampelo Filho atua no magistério jurídico há mais de dez anos, sendo hoje professor do Curso de Pós-Graduação da Escola de Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi) e da Escola Superior de Advocacia do
Campelo Filho atua no magistério jurídico há mais de dez anos, sendo hoje professor do Curso de Pós-Graduação da Escola de Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi)

Francisco Soares Campelo Filho, mais conhecido como Campelo Filho, tem uma longa história profissional como advogado, professor e colaborador da advocacia.

Ao JTNEWS, a advogada Hildeth Evangelista falou sobre sua trajetória profissional, na advocacia e seus planos futuros para contribuir com a melhoria da Justiça. Hildeth fala ainda de suas percepções sobre os efeitos da pandemia no exercício da advocatícia.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSAdvogada Hildeth Evangelista quer ser a próxima desembargadora do do tribunal de Justiça do Piauí
Advogada Hildeth Evangelista quer ser a próxima desembargadora do tribunal de Justiça do Piauí

Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes é oriunda de uma família de advogados militantes, possuindo experiência na advocacia privada e pública, Hildeth Evangelista foi a única mulher do Estado do Piauí a ser delegada-geral da Polícia Civil e também Defensora Pública Geral do Piauí, inclusive em gestões do atual governador do Estado, Wellington Dias.

O advogado Marcelo Pio também falou sobre sua trajetória na advocacia, seus planos futuros para contribuir com a melhoria da Justiça do Estado e as suas percepções sobre os efeitos da pandemia no exercício da atividade advocatícia.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSAdvogado Marcelo Pio
Advogado Marcelo Pio

 Marcelo Leonardo Barros Pio, formou-se em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2002. É especialista em Ciências Criminais pela IEJ-UFPI desde 2005, foi Conselheiro da Seccional da OAB/PI no triênio 2013-2015, Membro do Conselho Penitenciário do Estado do Piauí pelo período compreendido entre maio/2013 a maio/2021, e hoje é auditor do Tribunal de Justiça Desportivo, ocupando, inclusive, a cadeira de presidente.

O JTNEWS recebeu as propostas de campanhas de alguns dos canditados à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional, que a seguir divulgamos:

Foto: DivulgaçãoPropostas de campanha da advogada Hildeth Evangelista e do advogado Campelo Filho
Propostas de campanha da advogada Hildeth Evangelista e dos advogados Campelo Filho e Marcelo Pio

Foto: DivulgaçãoPropostas de campanha da Alessandro Lopes e do advogado José Wilson
Propostas de campanha dos advogados Alessandro Lopes e José Wilson

Votação

Para votar, o (a) eleitor (a) deverá apresentar cartão, carteira de identidade de Advogado (a) ou um dos seguintes documentos: RG, CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.

Cada eleitor (a) tem direito a votar em até 12 candidatos. Caso deseje votar em uma quantidade inferior a este número, o (a) eleitor (a) pode votar em branco e confirmar ou digitar um número que não pertença a nenhum dos candidatos e confirmar. Serão considerados nulos os votos repetidos.

Na segunda fase, os Conselheiros Seccionais irão votar e escolher seis nomes para a lista sêxtupla. Já na terceira fase, os Desembargadores do TJ-PI escolherão três nomes para a lista tríplice. Por fim, o Governador do Estado irá escolher qual dos três nomes será o novo ou a nova Desembargador (a) do Tribunal de Justiça do Piauí.

Foto: Divulgação/OAB-PICandidatos
Lista geral dos candidatos a desembargador 

Onde votar?

Além da Sede do Conselho Seccional da OAB, em Teresina, é possível votar nas sedes das Subseções Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Barras e Valença.

Fonte: JTNEWS

Comentários