Dr. Pessoa nomeia Nixon Frota como comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina

A Secretaria Municipal de Segurança foi uma das promessas feitas por Dr. Pessoa durante a campanha eleitoral; entretanto, o cargo de comandante da Guarda Municipal deve ficar com um membro da GCM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), assinou nessa quarta-feira (06/01), a nomeação do tenente-coronel aposentado, Nixon Frota, para o comando da Guarda Civil Municipal de Teresina, cuja Lei de criação foi de iniciativa do então vereador Jacinto Teles, advogado licenciado, policial penal e editor do JTNEWS.

Foto: Lucas Diastenente-coronel Nixon Frota
Nixon Frota, atual comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, antes de aposentar foi comandante do 25º BC 

Nixon Frota é ex-comandante do 25º  Batalhão de Caçadores e vai substituir o tenente-coronel John Feitosa (PM-PI), que comandou a Guarda Civil Municipal nos últimos meses.

Segundo o secretário de comunicação da prefeitura, Lucas Pereira, Dr. Pessoa ainda irá criar a Secretaria de Segurança Municipal, que ficará sob o comando de Nixon, enquanto isso não ocorre, ele ficará no comando da Guarda Municipal. Ressalte-se que, desde a proposta incial da Guarda Civil Muncipal o então vereador Jacinto Teles já havia elaborado e entregue aos gestores Firmino Filho e Silvio Mendes a criação de uma Secretaria na área de segurança pública, naquela época denominada de Secretaria Muncipal de Combate à Violência, à qual a Guarda Municipal seria subordinada. 

Foto: Najla FernandesA Guarda Civil Municipal foi acionada pelos populares que encontraram o corpo
A Guarda Civil Municipal de Teresina é uma instituição de profissionais desvalorizados pela PMT: Dr. Pessoa votou favorável à criação da GCM quando vereador e a PMT jamais cumpriu com as diretrizes da lei que a instituiu

A Secretaria Municipal de Segurança foi uma das promessas feitas por Dr. Pessoa durante a campanha eleitoral. Assim que for criada, a pasta vai gerir a Guarda Civil Municipal.

A Guarda Civil Municipal de Teresina é uma instituição de profissionais desvalorizados pela PMT: duas instituições com as mesmas funções, a de Teresina e a de Timon. Deveriam ser divididas apenas pelo Rio Parnaíba, mas na realidade este rio une geograficamente tais cidades; o que as divide mesmo é a política salarial, pois os guardas civis municipais de Timon percebem o dobro dos membros da GCM de Teresina. E eles [os de Timon no Maranhão], não ganham muito bem, são os de Teresina que ganham muito mal. Isso é fato!

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDr. Pessoa - transborda de alegria e diz mais otimista do que nunca para disputar o pleito
Dr. Pessoa, quando vereador, foi um dos que aprovou o Projeto de Jacinto Teles na Câmara Mucipal, portanto, deve ter compromisso numa GCM valorizada e dirigida legalmente, porque assim o projeto foi defendido

Esse é apenas um dos grandes desafios que o comandante Nixon Frota deve enfrentar, mas pelo potencial de homem afeito ao diálogo e à soluções inteligentes, vai conseguir implementar política decente de valoriazação para essa importante instituição de defesa social e de dignos homens e mulheres no desempenho de tão árdua, mas nobre função.

A Guarda Civil Municipal de Teresina pode e deve desempenhar um serviço de suma importância no combate à violência, a partir de projeto comunitário em que a participação da população por meio dos movimentos sociais e das escolas públicas e privadas contribuirá de forma especial nessa área sensível do Município teresinense.

O JTNEWS entende que, não obstante o comando da Guarada Civil Municipal deva ser atribuído a membro da própria Guarda, o coronel Nixon reune as condições para, provisoriamente, enquanto se cria a Secretaria ocupar o posto, mas, não há como continuar tendo uma pessoa alheia à intituição da Guarda Civil Muncipal para comandar os seus integrantes. 

Veja o decreto de nomeação aqui.

Fonte: JTNEWS

Comentários