Dr. Pessoa e Robert Rios não cumprem promessa e primeira fase das obras das galerias da zona leste segue sem conclusão

A interdição aconteceu no dia 5 de fevereiro, depois da morte da professora Wana Sara Cavalcante Henrique, 39 anos, que teve o carro arrastado pela água da chuva na região

Prefeito Dr Pessoa e o secretário Robert Rios, prometeram, em vídeo, que em 40 dias a primeira fase das obras (galeria chegando até a Homero Castelo Branco) das galerias da zona leste estariam completamente concluídas, no entanto, já transcorreu esse tempo, e nada de conclusão.

O trecho da obra da galeria da zona Leste, que compreende o cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, interditado após uma forte chuva atingir a obra, segue sem data para liberação. 

Foto: Divulgação/PMTObras da galeria da zona Leste
Obras da galeria da zona Leste

A interdição aconteceu no dia 5 de fevereiro, depois da morte da professora Wana Sara Cavalcante Henrique, 39 anos, que teve o carro arrastado pela água da chuva na região. Inicialmente, a Prefeitura de Teresina havia informado a previsão de liberar o trecho no dia 12 de fevereiro.

Contudo, o engenheiro da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Leste), João Alberto Lustosa, informou, em entrevista à TV Clube no dia 21 de fevereiro, que chuvas e o atraso na entrega de três grelhas de ferro fez com que a liberação fosse adiada em pelo menos uma semana.

No entanto, o superintendente da SAAD Leste, James Guerra, negou, nessa segunda-feira (28/02), que exista um prazo para liberação do trecho. "Na verdade a obra não tem atraso. O prazo da empresa dependia da não ocorrência de chuvas", disse o gestor.

No último sábado (26/02), o prefeito Dr. Pessoa (MDB) visitou as obras das galerias da Zona Leste da capital e ressaltou que em breve será feita a entrega. Já o vice-prefeito e secretário de finanças de Teresina, Robert Rios, havia prometido, no dia 03 de janeiro deste ano que seria concluída em quarenta dias a primeira fase da obras das galerias da zona Leste de Teresina, o que não aconteceu. 

Foto: Reprodução/TV Cidade VerdePrefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB)
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB)

A construção da galeria tem como objetivo minimizar os problemas de alagamento na região. Praticamente parada desde o início da gestão de Dr. Pessoa, a obra foi uma das principais promessas do atual prefeito durante a campanha. 

De acordo com a Prefeitura de Teresina, a obra do sistema de drenagem da zona Leste da capital está com 30% de conclusão. Em comunicado divulgado nessa segunda (28/02), o poder público municipal informou que o prazo de conclusão da obra é de 36 meses.

Foto: ReproduçãoGaleria em construção
Galeria em construção

Conforme a prefeitura, o investimento é de R$ 65 milhões e os serviços são executados pela construtora Gimma, vencedora da licitação. A obra já possui 225 metros de macro drenagem e 70 metros de micro drenagem prontas. Restam em torno de 3,5 quilômetros para serem executados.

Por causa das chuvas que caíram na capital nos últimos dias, a previsão inicial de conclusão do trecho teve que ser adiada mais uma vez, destacou o engenheiro da Saad Leste. 

Mais promessas 

Secretário de Finanças atacou gestões passadas que iniciaram a obra e prometeu que a cidade entrará na “era da galeria”.

“Teresina viu imagens horrorosas, terríveis imagens que se repetem há trinta e dois anos da administração tucana. Pois com apenas um ano de Dr. Pessoa a galeria começa a ser feita. Em quarenta dias essa galeria chega até a Homero. Aquelas imagens de ontem foi o último inverno que Teresina viu aquela imagem. No próximo ano, neste local não terá mais aquela imagem de filme de terror. Dr. Pessoa quando assumiu a primeira coisa que ele tratou foi de fazer essa galeria, Teresina vai entrar agora na era da galeria”, finalizou. 

Trânsito 

Durante o período de execução da obra, a Avenida Homero Castelo Branco ficará interdidata no trecho que compreende a Avenida João XXIII e a rua Clemente Fortes, quatro quarteirões. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) devem permanecer no local para ajudar orientar os motoristas que trafegam pela região.

Fonte: JTNEWS

Comentários