Dores crônicas podem estar relacionadas a problemas emocionais ou de saúde mental

O neurocirurgião Fernando Gomes destacou alguns dos principais pontos de impacto referente a dor crônica

Em dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) apontam que entre 30% e 50% da população brasileira possuem sintomas de dores crônicas.

Foto: Reprodução/InstagramNeurocirurgião Fernando Gomes
Neurocirurgião Fernando Gomes

O neurocirurgião Fernando Gomes destacou alguns dos principais pontos de impacto referente a dor crônica. 

“A dor crônica tem alguns pontos de impactos principais. O pescoço, os ombros, as costas e a enxaqueca. Então, quando você consegue precisar algo subjetivo, um maior número de informações possíveis, fica mais fácil do terapeuta conseguir ajudar”, explicou Fernando Gomes.

O neurocirurgião reforçou também que existe a possibilidade de dores crônicas estarem relacionadas a problemas emocionais ou de saúde mental.

"Isso é muito comum. Cada pessoa responde diferente ao estímulo que tem. De repente um dia de trabalho pesado, com alguns atritos, não tem a mesma aplicação para outra pessoa. Acaba sendo muito individual e de fato há uma conexão entre a dor e o sofrimento. O sofrimento acaba incrementando a sensação da dor”.

Conforme Fernando Gomes, o mais comum é a procura de um ortopedista ou fisioterapeuta para a solução dessas dores, mas que em determinados casos, um tratamento multiprofissional para que haja uma melhora.

Fonte: CNN Brasil

Comentários