Dois advogados são presos pelo Gaeco por envolvimento com o Bonde dos 40 em Timon
As prisões foram feitas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13) durante Operação Mercúrio.Dois advogados foram presos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), durante Operação Mercúrio deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Maranhão, na cidade de Timon-MA. Eles são apontados por envolvimento com facção do Bonde dos 40 e tráfico de drogas.

A operação tem como objetivo desarticular célula de organização criminosa que agia dentro e fora de estabelecimentos prisionais no município maranhense. Foram cumpridos ainda mandados de prisão contra indivíduos que já se encontram no sistema prisional, além de mandados de busca em endereços que interessavam às investigações.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Maranhão, após representação formulada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Gaeco.
As investigações tiveram início há aproximadamente nove meses. Nesse período, o Gaeco, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon, desvendou atuação delituosa de advogados e indivíduos que se encontram recolhidos nas unidades prisionais de Timon.
Participação dos advogados
Conforme as investigações, para a operacionalização do esquema, os advogados chegavam até mesmo a entrar com drogas durante as visitas a alguns de seus clientes. Além disso, os profissionais serviam como mensageiros da organização criminosa, levando e trazendo recados de integrantes do Bonde dos 40 para outros que estão fora do sistema prisional.
Os recados, enviados por meio de cartas e bilhetes, na maioria das vezes incluíam mensagens para que os advogados cobrassem dívidas relacionadas à comercialização de drogas, mantivessem contato com as “biqueiras” e fizessem remessa de drogas para os presídios de Timon, além de outros assuntos de interesse da facção.
Flagrante
Ainda no decorrer das investigações realizadas pelo Gaeco, um dos advogados presos nesta sexta (13) foi flagrado entregando drogas para indivíduos que estão em presídios, durante visitas profissionais. Tais presos, quando recebiam os entorpecentes, engoliam as substâncias, retornando para as celas e passando para a etapa seguinte, que era a comercialização das substâncias ilícitas no interior do presídio.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeitura de Picos firma contrato de R$ 6,2 milhões com empresa de Teresina para cursos e capacitações
-
Segurança Pública Membro do PCC morre ao trocar tiros com policiais do DRACO durante operação em Água Branca
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação e cumpre 17 mandados de prisão contra garotas de programa em Teresina
-
Geral Saiba quem são os alvos da operação que mirou ex-vereadores Stanley Freire e Neto do Angelim
-
Geral Silas Freire defende o filho após operação da Polícia Civil: “confio na sua inocência”
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
-
Segurança Pública Soldado da PM morre após ser baleado durante perseguição em José de Freitas
-
Justiça Entenda a decisão do Tribunal de Justiça que anulou as provas da investigação contra a vereadora Tatiana Medeiros