Dilma e Lula celebram indicação de filme sobre impeachment ao Oscar

A produção aborda, também, os protestos de 2013, a prisão do ex-presidente Lula e ações da operação Lava Jato, bem como a ascensão da direita no país

A ex-presidente Dilma Rousseff celebrou a indicação do filme “Democracia em Vertigem” ao Oscar 2020. A produção, dirigida pela cineasta Petra Costa, concorrerá na categoria de melhor documentário.

“A história do golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário”, afirmou a ex-mandatária em nota divulgada nesta segunda-feira (13).

Foto: Sérgio Lima/Poder360Dilma durante evento do PT.Ex-presidente comemorou indicação do documentário
Dilma durante evento do PT

A obra indicada ao prêmio internacional mostra de maneira crítica o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, iniciado em dezembro de 2015 e concretizado em agosto de 2016. O julgamento foi feito pelo Congresso Nacional, sob o comando do Supremo Tribunal Federal (STF), mas a obra de Petra Costa sugere que houve uma quebra nas regras democráticas.

A produção aborda, também, os protestos de 2013, a prisão do ex-presidente Lula e ações da operação Lava Jato, bem como a ascensão da direita no país. O atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, aparece em alguns trechos da gravação.

“O filme é corajoso, por mostrar o jogo sujo que resultou no meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema-direita em 2018”, afirmou Dilma em sua manifestação.

Petra Costa agradeceu pelo reconhecimento da “urgência” do seu trabalho. “Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, publicou em seu perfil no Twitter.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou na rede social. “Viva o cinema nacional! A verdade vencerá”, vibrou o ex-mandatário.

O Psol também publicou nota parabenizando a cineasta brasileira. Também se manifestaram o segundo colocado nas eleições de 2018, Fernando Haddad (PT); sua vice, Manuela D’Ávila; o líder do MST e ex-presidenciável, Guilherme Boulos.

Fonte: Poder360

Comentários