Dilma e Lula celebram indicação de filme sobre impeachment ao Oscar
A produção aborda, também, os protestos de 2013, a prisão do ex-presidente Lula e ações da operação Lava Jato, bem como a ascensão da direita no paísA ex-presidente Dilma Rousseff celebrou a indicação do filme “Democracia em Vertigem” ao Oscar 2020. A produção, dirigida pela cineasta Petra Costa, concorrerá na categoria de melhor documentário.
“A história do golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário”, afirmou a ex-mandatária em nota divulgada nesta segunda-feira (13).

A obra indicada ao prêmio internacional mostra de maneira crítica o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, iniciado em dezembro de 2015 e concretizado em agosto de 2016. O julgamento foi feito pelo Congresso Nacional, sob o comando do Supremo Tribunal Federal (STF), mas a obra de Petra Costa sugere que houve uma quebra nas regras democráticas.
A produção aborda, também, os protestos de 2013, a prisão do ex-presidente Lula e ações da operação Lava Jato, bem como a ascensão da direita no país. O atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, aparece em alguns trechos da gravação.
“O filme é corajoso, por mostrar o jogo sujo que resultou no meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema-direita em 2018”, afirmou Dilma em sua manifestação.
Petra Costa agradeceu pelo reconhecimento da “urgência” do seu trabalho. “Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, publicou em seu perfil no Twitter.
We are in ecstasy for @TheAcademy’s recognition of the urgency of ours #TheEdgeOfDemocracy. In a time in which the far right is spreading like an epidemic, we hope our film can help us understand how crucial it is to protect our democracies. Long live Brazilian cinema! pic.twitter.com/8JasYIaDQQ
— Petra Costa (@petracostal) January 13, 2020
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou na rede social. “Viva o cinema nacional! A verdade vencerá”, vibrou o ex-mandatário.
Parabéns, @petracostal, pela seriedade com que narrou esse importante período de nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá. https://t.co/3gqBpfdZal
— Lula (@LulaOficial) January 13, 2020
O Psol também publicou nota parabenizando a cineasta brasileira. Também se manifestaram o segundo colocado nas eleições de 2018, Fernando Haddad (PT); sua vice, Manuela D’Ávila; o líder do MST e ex-presidenciável, Guilherme Boulos.
Importante indicação do documentário brasileiro Democracia em Vertigem ao Oscar. Uma impactante denúncia do golpe que pavimentou o caminho para o fascismo bolsonarista.
— PSOL 50 (@psol50) January 13, 2020
O cinema brasileiro mostra cada vez mais sua força mesmo com o desmonte da Ancine. Parabéns, @petracostal!
Crônica que escrevi sobre ‘Democracia em Vertigem', indicado ao Oscar. Parabéns @petracostal !!!https://t.co/qyLcx1fzCy
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 13, 2020
Grande dia! Democracia em vertigem é indicado ao Oscar 2020 e Petra Costa @petracostal pode se tornar a primeira diretora latino-americana a conquistar o prêmio. ❤️ pic.twitter.com/ipSZAVHJe6
— Manuela (@ManuelaDavila) January 13, 2020
O documentário Democracia em vertigem, da @petracostal, foi indicado ao Oscar. Num momento de desmonte da Ancine, o cinema brasileiro mostra sua força. Num momento de desmonte da democracia, um recado necessário.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 13, 2020
Fonte: Poder360
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)