Deputado Estadual discute retomada de atividades econômicas no Território dos Cocais

O encontro virtual e pioneiro contou com a participação de 13 dos 22 municípios que compõem o território

Em videoconferência, o parlamentar alertou para a criação de estratégias de apoio social no pós-pandemia.

Foto: ALEPIDeputado Estadual Lima
Deputado Estadual Lima

Durante a primeira Assembleia Ordinária Virtual do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território dos Cocais, o deputado estadual Francisco Limma (PT) falou sobre os impactos da covid-19 na economia dos municípios e os protocolos de reabertura da economia.

O encontro virtual e pioneiro contou com a participação de 13 dos 22 municípios que compõem o território.Entre as demais pautas discutidas durante o Conselho Territorial, estavam a apresentação do Pacto de Retomada Organizada – ProPiauí, elaborado pelo Governo Estadual, e o apoio às entidades da região para implementação do Busca Ativa, com estratégias de localização e cadastro de pessoas que tenham direito ao auxílio emergencial.

O parlamentar esclareceu que, com o aumento do número de infectados e óbitos pela covid-19, os protocolos de prevenção e retomada das atividades propostos pelo Governo Estadual só farão sentido se houver participação popular e empresarial.

Ainda de acordo com Francisco Limma, defensor da economia social e do desenvolvimento local, é preciso organizar a retomada da economia pensando nos micros e pequenos empresários que, segundo ele, têm mais dificuldades de acesso aos créditos e financiamentos.

Quando prefeito de São João do Arraial, Limma fundou um banco comunitário no município – Banco dos Cocais –, que articula e impulsiona pequenos negócios locais, sendo referência de gestão para outros municípios.
“Este momento é muito oportuno para trabalhar os circuitos locais de comercialização, consumo e beneficiamento de produção. Os conselhos e entidades organizadas terão um papel fundamental na mobilização popular, nas discussões e na identificação das estratégias e potencialidades”, frisou o parlamentar, que ainda fez menção aos ideais levantados pelo Papa Francisco, em março deste ano, quando convocou uma reunião com ativistas, personalidades e líderes religiosos de todo o mundo, na cidade italiana de Assis, a fim de pensarem numa nova economia mundial com democracia participativa, melhor distribuição e uso de recursos, combate à desigualdade social,  acesso aos serviços básicos e mais solidariedade.

O deputado Limma alertou para a necessidade da discussão da retomada das atividades econômicas, observando a atuação dos conselhos e organizações na mobilização popular e na formulação de propostas específicas para cada região.

“Nos últimos anos, temos vivenciado uma sequência de perdas de direitos, que foram adquiridos com muita luta e pressão popular.

Temos pela frente dois grandes desafios: o de cuidar da vida em qualquer situação e a retomada da economia”, finalizou Limma. 

Fonte: ALEPI

Comentários