Deputado Arthur Lira se diz contra votação remota na eleição da Câmara e expõe nova disputa

O deputado atribuiu a vontade também a Baleia Rossi (MDB-SP), seu adversário no pleito, e comparou a votação na Câmara às eleições municipais, realizadas em novembro, durante a pandemia

O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, disse por meio de sua conta no Twitter que o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer que a eleição de fevereiro seja realizada remotamente.

Foto: Sérgio Lima/Poder360Deputado Arthur Lira (PP-AL)
Deputado Arthur Lira (PP-AL)

Ele atribui a vontade também a Baleia Rossi (MDB-SP), seu adversário no pleito. “Qual a verdadeira intenção por trás disso?”, pergunta Arthur Lira em seu tuíte. Ele compara a votação na Câmara às eleições municipais, realizadas em novembro, durante a pandemia.

Foto: TwitterPost do deputado Arthur Lira (PP-AL)
Post do deputado Arthur Lira (PP-AL)

Maia e Baleia ainda não se manifestaram depois da postagem de Arthur Lira. De fato há uma disputa sobre o formato de votação na eleição que será realizada em 1º de fevereiro. A Câmara está em regime de votação remota desde março de 2020. Foi desenvolvido um sistema para os deputados participarem das sessões pelos seus celulares.

A ideia era evitar aglomerações no plenário, que em situações normais costuma ficar abarrotado de deputados e assessores. O cenário favoreceria a proliferação do coronavírus.

Em julho, a Câmara fez uma atualização na ferramenta para possibilitar que fossem realizadas também votações secretas. O motivo foi a eleição para a 3ª Secretaria da Casa. O cargo havia ficado vago depois da saída de Fábio Faria (PSD-RN), que assumiu o Ministério das Comunicações. Na ocasião, Expedito Netto (PSD-RO) foi eleito para o posto.

A situação, porém, difere da eleição para presidência da Câmara. Enquanto Lira e Baleia travam uma disputa pelo cargo, os postos na Mesa Diretora, como a 3ª Secretaria, são divididos de acordo com o tamanho das bancadas. A eleição de Expedito, na prática, apenas referendou a indicação de seu nome para o cargo pelo PSD.

Normalmente a eleição para presidente da Câmara é realizada no plenário. Já foi ventilada, porém, a possibilidade de serem colocadas urnas no Salão Verde, uma área de trânsito da Casa. Assim, seria possível realizar as votações presencialmente com menos aglomerações.

Um dos articuladores da campanha de Lira, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) disse pelo Twitter que a realização do pleito remotamente precisaria ser aprovada pelo conjunto dos deputados. “Não se justifica que a eleição da Câmara seja virtual para 513 eleitores. Ademais, qualquer alteração de uma regra regimental depende de aprovação de Projeto de Resolução”.

A votação presencial favorece Arthur Lira porque ele tem negociado votos “no varejo”. Ou seja, abordado deputados individualmente para negociar. A proximidade física de eleitores no dia da votação tornaria mais fácil para Lira virar votos.

A campanha de Baleia Rossi até o momento, por outro lado, está mais concentrada nas cúpulas partidárias e menos no varejo. A impressão na Câmara é de que, se a eleição fosse hoje, Lira levaria vantagem. Ele está em campanha há meses, enquanto Baleia Rossi foi escolhido candidato do grupo de Rodrigo Maia apenas no final de dezembro.

Se todos os 513 deputados votarem, é eleito quem tiver ao menos 257 votos. Quem vencer a eleição terá mandato de 2 anos à frente dos deputados. Lira é o candidato favorito do governo federal, enquanto Baleia tenta chegar ao posto por meio de uma aliança com partidos de esquerda.

Para o Executivo é importante ter um aliado à frente da Câmara porque é prerrogativa do presidente da Casa decidir quais propostas os deputados votarão. Se Jair Bolsonaro quiser, por exemplo, afrouxar as leis sobre armas, a proposta só sai do papel se os presidentes da Câmara e do Senado colocarem em votação.

Fonte: JTNews com informações do Poder360

Comentários