Deputado agride colega em sessão sobre Cannabis na Câmara

Diego Garcia deu um tapa em Paulo Teixeira por causa de um requerimento da sessão; Garcia nega: “Minha intenção não era essa”

Em uma reunião da Câmara dos Deputados na manhã dessa terça-feira (18/05) para debater sobre comercialização de medicamentos com Cannabis, o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) deu um tapa no peito do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCongresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal
Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal

A discussão começou porque um requerimento de Garcia, para adiar a discussão, foi negado. Teixeira, presidente da sessão, fez uma votação geral, ou seja, quem concordasse precisava se manifestar. Como não houve manifestações, ele negou o requerimento. Alguns deputados pediram então um votação nominal, em que cada congressista precisa incluir seu voto no sistema da Casa.

Teixeira negou a votação nominal. Neste momento, os deputados começaram a bater boca. Depois de poucos minutos, Garcia levantou de seu lugar no plenário, foi até a mesa de Teixeira, empurrou seu computador e deu um tapa em seu peito e o empurrou.

Outros congressistas se levantaram nesse momento e tentaram acalmar Garcia e Teixeira. Alguns colegas empurraram Garcia e pediram que ele se afastasse. Os deputados continuaram a discutir por algum tempo, mas sem novas agressões físicas.

Na transmissão da sessão feita pela Câmara é possível ouvir uma mulher pedindo que seguranças fossem chamados repetidas vezes. Durante a confusão também é possível ouvir deputados que acompanham a sessão de modo virtual falando sobre o tema do PL (projeto de lei) que estava em discussão.

“Não vão liberar a maconha no Brasil!“, gritou um deles. Não é possível identificar a identidade de quem falou. Começou então um outro bate-boca entre os congressistas que estavam em videoconferência.

Depois que os ânimos se acalmaram, os congressistas continuaram com a sessão. “Esse deputado chegou aqui na frente e me deu um murro no peito“, disse Teixeira. Diego então gritou que não deu um murro. Teixeira continuou: “Deu um tapa no meu peito. Eu vou pedir o filme, vou pedir o filme. Você me empurrou.” Garcia rebateu: “Não teve violência!”

Teixeira afirmou que irá fazer uma reclamação no Conselho de Ética da Casa. Garcia negou que houve agressão em algum momento.

“Se eu tivesse te dado um soco, Vossa Excelência não teria continuado sentado. Então a minha intenção, a minha intenção, não era essa”, disse ele. “Eu empurrei o computador e eu coloquei a mão sobre Vossa Excelência para que Vossa Excelência parasse de falar e parasse de atropelar o regimento e de atropelar aquilo que Vossa Excelência mesmo anunciou no início da reunião, quando aprovou o meu requerimento de votação nominal”.

Em seu perfil oficial do Twitter, Garcia também se manifestou sobre a discussão com Paulo Teixeira. Na publicação, o congressista diz que “estão o acusando erroneamente”.

 A matéria em discussão é o PL 399/2015 (íntegra – 87 KB). O projeto tornaria possível a comercialização de medicamentos que tenham a Cannabis em sua composição.

Veja o vídeo a seguir:

Fonte: JTNEWS com informações do Poder 360

Comentários