Deputada Rejane Dias (PT) anuncia projeto de lei que disponibiliza atendimentos psicológicos para vitimas da COVID-19

O projeto busca priorizar os atendimentos nos hospitais públicos e na rede conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS)

A deputada federal Rejane Dias (PT) levou a Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1359/2021 que disponibiliza aos pacientes acometidos pela COVID-19 o direito ao atendimento em saúde mental, psicossocial e neurológico.

O projeto busca priorizar os atendimentos nos hospitais públicos e na rede conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS), além da rede de saúde privada. Se aprovada irá disponibilizar acompanhamento médico na área da saúde mental, psicológica, na qual os médicos consideram ser parte importante no tratamento e recuperação da doença.

"Sabemos que a pandemia trouxe uma série de sequelas físicas da COVID-19, e muitas pessoas que tiveram a doença precisaram de fisioterapia ou de enfrentar um processo mais complexo de reabilitação. Mas a doença também deixa sequelas psicológicas, que precisarão de acompanhamento" , diz a deputada.

Rejane Dias finaliza afirmando que com o psicológico abalado, os pacientes tendem a potencializar as dores físicas, além de ativar gatilhos de ansiedade, depressão e pânico, e que esses atendimentos devem se expandir para todos. 

Fonte: JTNEWS

Comentários