Defesa Civil reconhece estado de calamidade pública no Piauí

A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou o documento nesta quinta-feira (27/05)

O Diário Oficial da União publicou hoje (27/05), portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhecendo estado de calamidade pública em todo território do Estado do Piauí, em decorrência do Coronavírus, que se classifica em doenças infecciosas virais.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSPalacio de Karnak, sede do governo do Piauí
Palacio de Karnak, sede do governo do Piauí

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado do Piauí registra até essa quarta-feira (26/05) 5.844 mortes causadas pela covid-19, 269.088 casos confirmados e 262.203 pacientes recuperados.

O Governo do Estado do Piauí já havia publicado na quinta-feira passada (20/05), um decreto com duração de 180 dias declarando tal situação. Esse é o terceiro decreto de emergência publicado pelo estado durante a pandemia.

O primeiro foi publicado em abril e o segundo em novembro de 2020. Com o decreto o governador pode fazer de forma emergencial, aquisições sem realizar licitação, desde que sejam para atender a situação de calamidade pública, como, por exemplo, a aquisição de vacinas e equipamentos para hospitais. 

Vacinas

Na tarde de ontem (26/05), chegaram ao estado mais 90.440 doses de vacinas. Com essa nova remessa de imunizantes, a secretaria vai iniciar a vacinação de trabalhadores de transportes aéreos e portuários.

“Vamos iniciar à vacinação de dois novos públicos formados pelos portuários e aeroportuários, essa população está contemplada no Plano Nacional de Imunização. Isto no possibilitará avançar ainda mais na imunização da população piauiense”, disse o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: JTNEWS

Comentários