De 10 presos recebidos nesta terça-feira no Sistema Prisional em Teresina 8 estão com a COVID-19

Pelo visto o novo coronavírus está ficando velho e infectando de novo sem parar; não obstante as precauções adotadas no Sistema Prisional o perigo continua envolto a todos que trabalham e cumprem pena

Nesta terça-feira (11/8) de dez presos que chegaram ao Sistema Prisional oito testaram positivo para a COVID-19. O secretário de Estado da Justiça do Piauí, Carlos Edilson, logo que recebeu a comprovação dos presos infectados determinou as providências cautelares necessárias.

Foto: JTNewsCarlos Edilson determina o isolamento dos presos infectados em atendimento aos protocolos legais
Carlos Edilson determina o isolamento dos presos infectados em atendimento aos protocolos legais

A situação ainda é bastante preocupante no Sistema Penitenciário nacional com relação à COVID-19, pois o ambiente carcerário é muito vulnerável, não somente aos presos, mas pricipalmente aos Policiais Penais já que estes trabalham não somente no interior das prisões, mas fazendo a remoção sempre que necessário de de detentos para outros estabelecimentos penais, bem como para a rede hospitalar.

Ouvido pelo JTNEWS, o secretário Carlos Edilson, informou que ao tomar conhecimento da situação imediatamente determinou o isolamento dos presos infectados dos demais e adotando todas as medidas e protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para prevenção necessária.

Foto: Divulgação/SejusOperação Quiescis apreende celulares na Penitenciária José Ribamar Leite
Operações de Policias Penais um rotina necessária para a segurança dos presídios 

A Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen-Brasil) solicitou ao Ministério da Justiça, a distribuiçao de mais equipamentos de proteção (EPI's) como viseira, máscaras e luvas principalmente, para serem distribuídos aos policiais penais das diversas unidades da Federação, bem como mais testes de detecção do novo coronavírus.  

A diretora-geral do Depen, Tânia Fogaça, informou que o Departamento Penitenciário Nacional está adquirindo mais equipamentos (insumos) para a proteção dos profissionais da Execução Penal.

Fonte: JTNEWS

Comentários