Correios anunciam greve em todo o País por tempo indeterminado

Categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal.

Os Correios entraram em greve por tempo indeterminado em todo o país. A greve foi decretada na noite dessa terça-feira (10), em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

Foto: divulgação/correiosCorreios

A decisão veio das assembleias dos trabalhadores, onde o reajuste salarial de 0,8% é um dos principais pontos reclamados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

A estatal, que tem o monopólio de serviços postais no Brasil, está na lista de empresas que o governo pretende privatizar. A categoria é contra.

Em nota em sua página na internet, a federação informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

A privatização dos Correios

Além do acordo coletivo, a entrada dos Correios na lista do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o que seria um início de um processo de privatização da estatal, também influenciou movimento. 

No início de agosto, o presidente Jair Bolsonaro declarou que a privatização dos Correios estava no radar do governo.

“Vocês sabem o que foi feito com os Correios. O mensalão começou com eles. Sempre foi um local de aparelhamento político e que foi saqueado, como no fundo de pensão. Os funcionários perderam muito, tiveram que aumentar a contribuição para honrar”, disse o presidente, na ocasião.

Fonte: JTNews com informações do G1

Comentários