Coronavírus: Governo do Piauí aluga leitos em hospitais particulares
O chamamento público ficará aberto até preencher o total requisitado, que é a contratação de 60 leitos de UTIs e 30 leitos de apartamentosO Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai alugar mais leitos em hospitais particulares do estado para atender pacientes com Covid-19. A Sesapi fez o chamamento 01/2020 a fim de contratar leitos da rede particular e até o momento houve uma contratação. Foram alugados dez leitos de UTI e dez apartamentos tipo suíte no Hospital Prontomed.

O chamamento público foi publicado no Diário Oficial do Estado e ficará aberto até preencher o total requisitado, que é a contratação de 60 leitos de UTIs e 30 leitos de apartamentos.
A medida, anunciada pelo secretário de Saúde, Florentino Neto, foi tomada levando em conta a alta concentração de casos da doença na capital piauiense e também a ocupação crescente dos leitos existentes em toda a rede, que já está no patamar de 49,65%. A operação é feita dentro do que é parametrizado como exigência necessária para a existência de compatibilidade entre os leitos clínicos e de UTI.
“Estamos vendo o esgotamento crescente na rede privada e na rede pública. Por isso mesmo, as nossas equipes estão mobilizadas diuturnamente para ampliar os leitos de UTI e Estabilização para atender as pessoas que necessitem de apoio de suporte avançado”, afirma o gestor. A intenção do Governo do Estado com essa ampliação de leitos é garantir o atendimento a todos os piauienses que necessitarem.
“Já aumentamos o número de leitos públicos no estado, município, federação e o Hospital São Marcos está incluído nessa operação com leitos disponíveis pelo SUS para atendimento de Covi-19”, destaca Florentino. Segundo ele, o aluguel de leitos abre a possibilidade de atender pacientes do Sistema Único de Saúde também na rede privada.
A Secretaria de Saúde está buscando garantir leitos para os piauienses a fim de evitar o colapso no sistema de saúde. “Nós não podemos esperar que as coisas aconteçam. Alugamos os primeiros leitos e estamos em tratativas para alugar ainda mais para que eles fiquem disponíveis e com equipes disponíveis para serem usados por quem precisar, afirma.
O secretário Florentino Neto destaca que ficar em casa, neste momento de crescimento da curva de contaminação, é importante, porque é a maneira mais eficaz para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Marcelo Castro (MDB) rebate críticas sobre agendas políticas com “inimigos” de Rafael Fonteles (PT)
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico