Convidado de Aras para Lava Jato na PGR, José Adonis, é do Ceará e tem relações de amizade no Piauí

"Trata-se de um ser humano equilibrado, honrado, honesto, imparcial e profundo conhecedor do direito", observou seu amigo pessoal Assuero Stevenson, promotor de Justiça do Piauí

O recém empossado Procurador Geral da República, Augusto Aras, definiu os primeiros nomes de sua equipe e dentre eles, convidou José Adonis Callou de Araújo Sá, um subprocurador geral da República experiente e criterioso, no cumprimento da lei.

Ele (José Adonis), deve coordenar as investigações da Lava Jato na Procuradoria Geral da República (PGR) em Brasília, uma das funções mais sensíveis da gestão. José Adonis atuou nos recursos da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como, foi por duas vezes, Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília, e nessa condição esteve em vários estados da Federação em missão institucional e dsiciplinar, inclusive no Estado do Piauí.

Foto: Pedro Ladeira/FolhapressAugusto Aras é o novo Procurador Geral da República
Augusto Aras, que ao assumir a PGR convidou José Adonis para chefiar a Labva Jato nacional

Uma das atribuições do coordenador do grupo de trabalho da Lava Jato é comandar investigações que envolvem políticos com foro por prerrogativa de função, acordos de delação premiada e ser responsável pela interlocução da PGR com as forças-tarefas da Lava Jato nos estados. José Adonis Callou de Araújo Sá é autor do livro: Ação Civil Pública e Controle de Constitucionalidade, pela Editora Del Rei.

Uma das pessoas que é radicada há anos no Piauí, que é amiga de José Adonis, é o promotor de Justiça, Assuero Stevenson Oliveira, que é conterrâneo e amigo pessoal de José Adonis de longas datas, desde quando eram adolescentes na cidade de origem de ambos, isto é, Juazeiro do Norte no Ceará.

Foto: MPPI/DivulgaçãoAssuero Stevenson
Assuero Stevenson - promotor de Justiça do Piauí, assim como Zé Adonis é de Juazeiro do Norte

Ouvido pela Redação do JTNews, Assuero Stevenson, assim se manifestou acerca do amigo do Ministério Público Federal, que agora ocupará mais um cargo de destaque na PGR em Brasília:

"José Adonis, sempre demonstrou ser uma pessoa de profundo conhecimento jurídico, e sobre o aspecto pessoal ele é muito equilibrado e sempre foi muito decente [o conheço e gozo de sua amizade desde a nossa adolescência], acho que foi um feliz convite feito pelo atual Procurador Geral da República, quando solicitou os bons conhecimentos do Zé Adonis para ser coordenador da Lava Jato. Trata-se de um ser humano equilibrado, honrado, honesto, imparcial e profundo conhecedor do direito. Parabéns, eu acho que o Brasil está da parabéns! Acho que a gente vai ter agora uma investigação sempre coordenada sob o manto da imparcialidade [como deve ser, né!], aliás...,  sei que sobre as boas referências que posso fazer sobre o convite que foi feito ao Zé Adonis é que a dignidade prevaleceu," declarou o promotor de Justiça do Piauí, Assuero Stevenson Pereira Oliveira, amigo pessoal e conterrâneo do subprocurador geral da República, José Adonis Calou Sá, ambos de Juazeiro do Norte no Ceará.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsSede da PGR em Brasília
Sede da PGR em Brasília

PGR emite Nota e diz que  Ministério Público continuará a cumprir com rigor seu dever constitucional de guardião da ordem jurídica

O Ministério Público Federal, por meio do Porcurador Geral da República, Augusto Aras, emitiu hoje (28) Nota oficial em que declara sua posição acerca do episódio lamentável envolvendo o ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em que aquele (Janot) declarou que cogitou matar o ministro do STF e depois suicidar-se. 

Confira a íntegra da Nota:

"O Ministério Público Federal é uma instituição que está acima dos eventuais desvios praticados por qualquer um de seus ex-integrantes. O procurador-geral da República, Augusto Aras, considera inaceitáveis as atitudes divulgadas no noticiário a respeito de um de seus antecessores. E afirma confiar no conjunto de seus colegas, homens e mulheres dotados de qualificação técnica e denodo no exercício de sua atividade funcional. Os erros de um único ex-procurador não têm o condão de macular o MP e seus membros. O Ministério Público continuará a cumprir com rigor o seu dever constitucional de guardião da ordem jurídica."

Fonte: Redação JTNews

Comentários